terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sheik do esporte! Fernando Sarney monta equipe de Basquete com dinheiro do Estado e do parceiro Eike Batista.




Inspirado no futebol filho de Sarney investirá pesado no basquete, caso remonta aos investigados Kia Joorabchian, Roman Abramovich e Sheik Mansour.

O esporte como um todo virou um grande negocio mundial, não só pelo entretenimento, mas sim pelas cifras arrecadadas com bilheterias, produtos e com patrocinadores. Os meios de comunicação através da internet transformaram as modalidades esportivas em um grande produto a ser consumido e o resultado é o interesse cada vez maior dos empresários em investir, faturar e possivelmente lavar.

Na tangência o futebol esporte mais popular do mundo sofre com um fenômeno surgido a partir de 2003 quando a equipe do Chelsea da Inglaterra foi comprada pelo Bilionário Russo Roma Abramovich que injetou US$ 226 milhões na equipe, magnata com negócios baseado no Petróleo o Russo transformou o antes mediano Chelsea em uma potência européia com grandes jogadores. Porém ele é alvo de diversas investigações pelo uso do clube para lavagem de dinheiro. Mesma situação foi visualizada por Sheiks árabes que adquiriram clubes como Manchester City, o Fulhan e Portsmouth todos da Inglaterra para em seguida usarem estatais de seus países a investirem nos clubes e assim faturar. No Brasil temos o clássico caso do Corinthians e da MSI do Kia Joorabchian.

Como vivemos em um Estado provinciano, maltratado por uma oligarquia que domina há anos não podíamos deixar de ter nosso Sheik que da mesma forma gosta de um entretenimento e visualizou mais uma oportunidade de transformar dinheiro ilícito em lícito. O empresário Fernando Sarney está montado uma equipe de basquete feminina para disputar pela primeira vez a LBF (Liga de Basquete Feminino).

 O Maranhão Basquete, nome da equipe, está montando uma equipe recheada de estrelas e investimentos.
Porém, segundo reportagem publicada nesta terça-feira pelo jornal Folha de S. Paulo, a nova força do basquete nacional conta com a anuência da organização para poder estrear no torneio bem depois das outras oito equipes, pra variar negócios da família Sarney sempre possuem regalias.

Com previsão de apresentação do time para daqui a 10 dias e a 18 do início da competição (em 10 de dezembro), a publicação diz que a equipe só estrearia em 5 de janeiro, na quinta rodada. O presidente da LBF, Márcio Cattaruzzi, alega que a flexibilidade tem o apoio dos outros clubes já que a LBF "não pode descartar participantes".

Em quadra, o time terá estrelas como a ala armadora Iziane, que estava na WNBA (a Liga Americana de basquete), a pivô americana Crystal Kelly e a mexicana Brisa Rodriguez, detalhe as jogadoras devem ser bancadas por investimentos da OGX - empresa de Eike Batista responsável pela área de exploração e produção de petróleo e gás natural como negócios no Maranhão e grande parceiro da família, Eike é colaborador de campanhas de Roseana Sarney. Além do apoio da OGX, de valor ainda não divulgado, o Governo do Maranhão de Roseana Sarney, irmã de Fernando, também estará investindo pesado na equipe, tirando dinheiro do povo para investir em negócios da família, assim como faz com á Mirante, informou o jornal.

 A Folha de S. Paulo recorda que o filho de Sarney - que já atua no esporte por meio da vice-presidência da CBF na Região Norte - era um dos investigados na operação "Boi Barrica" da Polícia Federal, em 2007, que apontava indícios de tráfico de influência no governo federal, formação de quadrilha, desvio e lavagem de dinheiro. Porém, o Superior Tribunal de Justiça anulou as provas no último mês de setembro, por entender que os grampos que sustentavam boa parte da investigação eram ilegais.

Após a investigação da Polícia Federal Fernando Sarney precisava de uma nova formula para lavar o dinheiro da família. A Mirante e o Marafolia como já foram alvos da Operação Barrica estavam muito visadas pela Imprensa e a Polícia. O esporte por se tratar de um produto de entretenimento que atrai a população foi á maneira mais fácil que o empresário viu de conseguir seu objetivo. Apoiado e apadrinhado por Ricardo Teixeira e inspirado em Kia, Abramovich e nos Sheiks Fernando Sarney encontrou a formula para novamente voltar ao que sabe fazer de melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário