sexta-feira, 2 de setembro de 2011

NEGLIGÊNCIA! Sema da licença para obras em área de preservação e animais silvestres agora correm perigo.




Secretaria Estadual de Meio Ambiente foi à mesma que autorizou a construção da Via Expressa.

A Fauna em perigo, Via Expressa destruíra ambiente de animais.

Reportagem da jornalista Jully Camilo do Jornal Pequeno intitulada de “Camaleões são expulsos de habitat por empreendimento imobiliário”, nos revela uma situação que em breve será vivida por moradores dos Vinhais, Jaracati, Iphase e Cohafuma, quando as obras da Via Expressa estiverem adiantadas.

A reportagem relata  a degradação do meio ambiente pela construtora Mota Machado por conta da construção de um empreendimento imobiliário  em área verde da Travessa dos Periquitos (Renascença 2), devido ao empreendimento  mais de duas dezenas de camaleões que habitavam as árvores daquele local ficaram desalojados.

 Os animais – entre eles, algumas fêmeas prenhas – agora ocupam arbustos perto do muro de um condomínio. Eles correm risco de morte por estarem próximos da rua e por caminharem, às vezes, no muro, que tem uma cerca elétrica.
Pois é exatamente o que irá ocorrer nas proximidades desses bairros citados pela construção da Via Expressa, além da destruição ambiental que  compreendem lagoa natural, reserva florestal e uma grande área de manguezais, toda a fauna do local sofrerá danos.

Répteis e aves que vivem nessas áreas migrarão para a região central de São Luís e ficarão a mercê do transito, de pessoas mal intencionadas e da fiação elétrica. Além disso, muitos desses animais são peçonhentos, o que pode trazer perigo a população, ou seja, a Via expressa acarretará na quebra do ecossistema, em um crime ambiental com conseqüências que jamais poderão ser revertidas.

Casos deste tipo são freqüentes no Mato Grosso, quando ocorrem  às queimadas os animais silvestres fogem para a cidade causando grandes transtornos.


Secretário Victor Mendes que se diz do PV conduz de forma irresponsável pasta do meio ambiente

No caso que ocorre no Renascença 2 ,acima citado,  a chefe de fiscalização do IBAMA no Maranhão, Thaíse Ribeiro informou  que o caso em questão seria de responsabilidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), que, ao conceder a licença para o empreendimento imobiliário, deveria ter exigido a transferência dos camaleões e proteção total à fauna, antes da realização do desmatamento da área.

A Sema foi à mesma que deu licença para construção da Via Expressa, sem verificar os profundos impactos causados pela construção da avenida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário