quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Roseana Sarney sucateia viaturas para lucrar em novas compras.



Quando o Dr. Jackson Lago assumiu o Governo do Estado dentro da Secretaria de Segurança um dos maiores problemas que havia era o sucateamento da frota, diversas viaturas velhas e quebradas se amontoavam no pátio do Detran.

Em veículos novos faltavam peças e viaturas batidas não eram concertadas, enquanto isso existia uma série de processos para compras de peças veiculares para a garagem da Secretaria de Segurança. Os processos em sua maioria eram realizados com dispensa de licitação e os carros não eram concertados e as carcaças apodreciam no ferro velho.

Para acabar com esse esquema de corrupção por parte do ex-secretário de segurança e com o desperdício  de dinheiro o Governo Jackson seguindo determinação do Governo Federal passou  alugar as viaturas. O motivo dos alugueis é simples, todos os veículos eram novos e se um quebrasse a empresa responsável tinha por obrigação repor esta viatura em 24 horas, ou seja, não haveria defasagem da frota da Polícia, acabaria com esquema de corrupção de peças e não acumularia viaturas sucateadas. Uma ação simples e muito eficaz.

Porém com a tomada do Governo por parte de Roseana Sarney em 2009 a nova gestão da Secretaria de Segurança, acabou com os alugueis e resolveu comprar novamente viaturas.
Agora o programa Bom dia Brasil da rede Globo em reportagem na manhã desta quarta-feira denuncia o que ocorre com esses carros novos que o Governo compra, em dois anos viram lixo e novo processo é realizado trazendo mais ônus ao Estado e mais gastos desnecessários. Assim mais dinheiro é desviado para campanhas, como fez Raimundo Cutrim e como faz Roseana Sarney.  



Do Bom dia Brasil

A frota do abandono é formada por ambulâncias, carros, vans e caminhonetes comprados no Maranhão com dinheiro público. Os veículos só carregam ferrugem e descaso.

Carros com pouco uso, comprados com dinheiro público e já abandonados. No pátio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em São Luís são muitos veículos com menos de dez anos se estragando com o tempo.

Um deles, modelo 2005 e ainda em boas condições, está encostado e já com pneus murchos, assim como outro, do mesmo ano de fabricação, que já teve até algumas peças retiradas.

A picape, que custa perto de R$ 70 mil, também está no setor dos abandonados, tomada pela poeira. Carros cheios de ferrugem foram aposentados depois que a frota nova chegou. Nunca tiveram destino, envelheceram e foram depenados.


“É preferível adquirir novos carros ou então locar carros do que consertar esses carros no estado em que estão”, afirma José Inácio Rodrigo, superintendente do Incra no Maranhão.

Na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o setor de transportes também acumula carros em bom estado que foram inutilizados. Na Fundação Nacional de Saúde, alguns demoraram tanto para serem reaproveitados que hoje parecem vasos de planta.
O governo do Maranhão também tem pátios lotados de carros que viraram sucata antes do tempo. Um dos pátios é usado pelo governo do estado para colocar carros oficiais que foram descartados e não estão sendo mais usados.

Entre tantos veículos, há até uma ambulância, que tinha até uma estrutura de UTI semi-intensiva, aparentemente em boas condições, mas que foi simplesmente abandonada. Há mais ambulâncias do mesmo jeito. O governo diz que em breve será feito um leilão.
Quem passa pelo pátio cobra agilidade. “Eles não vendem, não trocam, não leiloam. É o dinheiro público jogado fora”, lamenta um jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário