segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sarney afirma que pobreza do Maranhão é coisa de governo em campanha contra o nosso Estado.





O velho enlouqueceu de vez mesmo

A esclerose mental jamais deve ser associada apenas a velhice, a não ser quando algumas doenças degenerativas mais comuns em idosos levam à demência. De certo é que a maioria dos escritores com o acúmulo do conhecimento pelo passar do tempo se tornam cada vez mais sábios e passam ao patamar dos intelectuais como foram João Goulart, Machado de Assis e  Olavo Bilac e os mais atuais como Fernando Henrique Cardoso, Paulo Coelho e Fernando Pessoa.
O que ocorre com José Sarney é um caso claro de degeneração cerebral, o presidente do Senado da sinais nítidos de que os pensamentos já não acompanham a razão e a emoção o leva a formular frases sem contextos que beiram o ridículo. Sarney tem Mal de Parkinson que leva a uma degeneração e posterior demência o que pode estar influenciado no seu raciocínio o certo é que ele perdeu a total compostura.
Sarney depois de perguntado pelo repórter de o Imparcial sobre a pobreza do Maranhão o oligarca respondeu, “O Maranhão hoje é o décimo sexto estado do país em PIB (Produto Interno Bruto). Quando falam dos índices sociais do Maranhão eu sempre digo: pior são os do Brasil. Por que o Brasil é hoje a sétima economia do mundo e 81 em seus índices sociais. Existem dois mil índices. Nós somos ruins em alguns e outros somos bons. A gente vê que criaram essa coisa, que foi a coisa mais danosa já feita para o estado do Maranhão, foi o governo, há algum tempo, ter se empenhado para divulgar que o Maranhão é um estado pobre. Para me atingir eles atingiram o estado. Achando que para me atingir precisavam atingir o estado. Então isso foi um crime contra o Maranhão. Hoje é difícil desmontar uma campanha contra o estado. Acho que foi uma coisa deplorável. Um primarismo, uma falta de visão. Isso não foi só contra o Maranhão. Foi contra todos nós, de um estado que sempre teve uma grande alto-estima. E procurou se destruir essa alto-estima. Hoje nós temos que reconstruir o orgulho do Maranhão, a cultura do Maranhão, a literatura”.

Vamos analisar frase por frase a resposta do oligarca:
“O Maranhão hoje é o décimo sexto estado do país em PIB (Produto Interno Bruto). Quando falam dos índices sociais do Maranhão eu sempre digo: pior são os do Brasil. Por que o Brasil é hoje a sétima economia do mundo e 81 em seus índices sociais. Existem dois mil índices.
Sarney, como os índices do Brasil são piores se ele é a sétima economia do mundo dentre mais de 200 países, e o Maranhão tem o décimo sexto PIB dentre 23 Estados. Além do mais rivalizamos com Alagoas em termos de pobreza.
Nós somos ruins em alguns e outros somos bons.
Sarney não somos bons em nada, isso é fato. A saúde é péssima, a educação igualmente, na segurança temos a pior defasagem de efetivo do país, temos o pior índice de desenvolvimento do país, somos o estado que menos tem acesso à internet, muitos dos nossos conterrâneos moram em casa de barro e se alimentam de farofa e água. Aliás, somos bons em uma coisa, em desvio de recursos do povo para o bolso dos nossos políticos.
A gente vê que criaram essa coisa, que foi a coisa mais danosa já feita para o estado do Maranhão, foi o governo, há algum tempo, ter se empenhado para divulgar que o Maranhão é um estado pobre.
Sarneyzão não debocha do povo, os últimos três presidentes da réplica o senhor apoiou e foi apoiado por eles e no Maranhão o senhor tem o poder a 40 anos, desta forma como é que um governo pode ter feito uma campanha contra o Maranhão se o senhor é que esta no controle do Estado. Essa justificativa não passa de desculpa.
Isso não foi só contra o Maranhão. Foi contra todos nós, de um estado que sempre teve uma grande alto-estima. E procurou se destruir essa alto-estima. Hoje nós temos que reconstruir o orgulho do Maranhão, a cultura do Maranhão, a literatura”.
Sarney nosso povo nunca teve alto estima, somos acolhedores, mas temos medo, não nos revoltamos por medo, somos dominados por uma oligarquia há 40 anos por medo. Pobre é acanhado por se sentir marginalizado pela sociedade e é assim que nosso estado vive em relação ao país, somo marginalizados perante o Brasil. Muitas vezes achamos que existe um pré-conceito contra o Maranhão, mas na verdade sentimos desprezo por vermos que enquanto o país cresce andamos para trás pela falta de vergonha de pessoas como Zé Sarney que nos transformou em um verdadeiro curral. Alegre? Sim nos somos, mas infelizmente tolos por deixarmos que políticos como Roseana Sarney se tornassem governantes.  

Um comentário:

  1. Amei este texto, e claro, as verdaderíssimas críticas feitas aos comentários isanos de Ze Sarney!

    ResponderExcluir