quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

É consciência não política





Era domingo em São Luís a expectativa era grande no Maranhão, muitos maranhenses deixaram os blocos de lado e as festas de ruas para se concentrarem em frente a TV. Seja em casa ou no bar o fato é que os olhos de todos estavam voltados para o Rio de Janeiro no desfile da Beija-Flor.

Nunca antes na história deste país como diria o ex-presidente Lula, um Estado investiu tanto em uma promoção cultural e logo os mais miserável do país bateu esse recorde com os 10 milhões de reais de Roseana Sarney na Beija-Flor.

Havia dentro da população um misto de torcida e “secação”, sim a grande maioria não queria ver o enredo da sua cidade vencedora, não por negar suas tradições já que nos ludovicenses e maranhenses temos orgulho da nossa terra, mas pelo vergonhoso derrame de dinheiro público.

Diga para um empresário bem sucedido que a terra dele esta sendo representada no carnaval carioca, ele achará graça pegará um avião e desfrutará das suas tradições em grande estilo. Mas conte a mesma história paras as quebradeiras de coco babaçu, para os moradores das comunidades  quilombolas ou ainda para os fazedores de farinha da beira de estrada que enquanto eles moram em casas de barro o governo que tem por obrigação cuidar deles e de suas famílias acaba de torrar 10 milhões de reais em um desfile de carnaval mixuruca e ainda mais no Rio de Janeiro. O caboclo dará uma risada discreta, irá olhar para os filhos desnutridos, observará a casa arrasada pelos cupins e enxurradas, se deslocará até a cozinha a onde uma fogueira no chão esquenta uma panela de água ao lado da farinha, lembrará que aquela pode ser única refeição do dia de seus filhos e sim irá sorrir porque irá perceber que não passa de mais um esquecido entre tantos, se arrependerá de ter vendido seu voto e se iludido pelas propagandas e por fim voltará ao se árduo trabalho diário. Essa não será uma ou outra história, mas milhares já que a grande maioria dos maranhenses vivem nesta situação.

Passado o resultado e o decepcionante quarto lugar da Beija-flor, uma onda no Facebook e no Twitter passou a comemorar a derrota. Logo os barricas começaram a questionar que a oposição era contra o Maranhão e que deveria apoiar o nome da cidade. O Blog do Uchoa fez uma boa definição ao afirmar que esta derrota foi uma vitória para o Estado, pois as intenções de Roseana eram claras. Porém o tiro saiu pela culatra porque nos não somos mais passiveis, possuíamos consciência própria e por mais bairristas que sejamos deixamos as ilusões de lado, nos unimos e comemoramos a derrota da Beija-Flor.

Não porque a política esta no sangue ou porque fazemos clara e notória oposição a Roseana, mas sim porque temos consciência que torrar uma fortuna em um desfile de carnaval é um atentado a uma população miserável que ainda sofre com racionamento de água, que não oferece escola, emprego, segurança.... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário