segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sarney terá alta nesta segunda-feira





O presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), correu grande risco de sofrer um infarto do miocárdio no sábado, quando procurou seus médicos e acabou transferido para o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O coordenador da equipe que trata do político, Roberto Kalil Filho, afirmou que, mesmo em um quadro considerado estável, ele seguirá ao menos uma semana internado.

Sarney foi ao hospital após sentir dores no peito no sábado. Ao chegar, declarou ter sentido um desconforto mais agudo acompanhado de dores no braço esquerdo – um sintoma clássico de ataque cardíaco. Três exames indicaram alterações nas funções cardíacas: um eletrocardiograma, um ecocardiograma e uma análise de enzimas coronarianas.

“O que deixou ele preocupado é que tinha sentido dores que nunca havia sentido antes. A dor confunde e ele sofre de gastrite, que causa desconfortos. Apenas 50% dos pacientes sentem a dor. É traiçoeiro”, disse Kalil nesta tarde no hospital. Sarney passará por nova avaliação nesta segunda-feira antes da possível alta da UTI.

Após as alterações, Sarney foi submetido ao cateterismo, que identifica possíveis obstruções no coração, na madrugada deste domingo. Durante o procedimento, foi detectada a obstrução de uma artéria, a descendente inferior, sendo solucionada por meio de uma angioplastia e pela colocação de um stent, “um Roto-Rooter”, na definição de Kalil.

O estado de Sarney, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica, é estável de acordo com boletim das 12h30, e sua assessoria informou que ele está acompanhado da mulher, a ex-primeira dama Marly Macieira Sarney. A presidenta Dilma Roussef e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligaram para ter notícias de Sarney. Ele não deve receber visitas pela restrição da UTI mas alimenta-se normalmente e tomou café da manhã neste domingo.

José Sarney permanecerá internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês até esta segunda-feira, informou o hospital em comunicado.


Com informações do Portal Terra e Folha de São Paulo, Jonh Cutrim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário