terça-feira, 10 de abril de 2012

Alerta oposição. Renovação da oligarquia Sarney começa por Timon



O deputado estadual Alexandre Almeida anunciará nesta terça-feira, 10, se pretende mesmo disputar as eleições deste ano como candidato a prefeito de Timon. Pouco dias atrás, o deputado diz ter recebido o convite da governadora Roseana Sarney para integrar a lista dos pré-candidato do grupo alinhado [...]



 O deputado estadual Alexandre Almeida anunciará nesta terça-feira, 10, se pretende mesmo disputar as eleições deste ano como candidato a prefeito de Timon. Pouco dias atrás, o deputado diz ter recebido o convite da governadora Roseana Sarney para integrar a lista dos pré-candidato do grupo alinhado ao governo do estado na cidade.

É incrível o poder da disfarçatez dos membros da oligarquia que há 50 anos escraviza o Maranhão. O senador Sarney e sua filha preparam a quase 10 anos um pupilo, porque não dizer, filho da oligarquia para sucedê-los e perpetuar um modelo de dominar através da corrupção dos poderes e do coronelismo que tanto corrói a democracia e empobrece a sociedade.

Esse filho querido, como disse, há 10 anos está sendo gestado em Timon; trata-se do deputado estadual Alexandre Almeida. Eleito vereador em 2004, Alexandre logo tratou de alinhar-se com a prefeita Socorro Waquim. Inteligente e arrojado, o pupilo sarneysista cumpriu seu mandato de vereador com destaque e alguns bons projetos. Nascia daí uma esperança na governadora Roseana de que ali estava uma promessa de renovação para a oligarquia de seu pai.

Então, o pupilo da oligarquia planejou voos mais altos. Candidatou-se a deputado estadual em 2006, obteve poucos votos, mas consolidou uma pequena base eleitoral. Brigado com o primo, o também vereador Jeconias Moraes, Alexandre não se candidatou em 2008. Na eleição para deputado estadual em 2010, o pupilo sarneysista fez as pazes com o primo, vereador Jeconias, que até então era aliado de Jackson Lago que dispensa comentários. Quais as bases do acordo de Alexandre com Jeconias? Sabe-se que hoje muitos apoiadores do grupo de Jeconias estão com cargos no governo Roseana. Inclusive a esposa do vereador Jeconias tem um cargo importante no governo de Roseana Sarney. Será que Jeconias Moraes aderiu de vez à oligarquia que ele tanto combateu quando se dizia amigo de Jackson Lago?

Voltando para 2010, o pupilo sarneysista foi buscar apoios para sua candidatura a deputado estadual fora do município de Timon, tendo como seu principal cabo eleitoral sua “rainha”, Roseana Sarney. Mas a surpresa seria a conquista de seu príncipe, tão forte quanto a rainha do reino Sarney. Alexandre foi apoiado por Fernando Sarney, aquele que a Polícia Federal e o ministério público conhece tão bem; aquele que mandou calar a boca da imprensa; aquele que é o “empresário” da família Sarney. Com uma rainha e um príncipe como apoiadores, o pupilo da oligarquia elegeu-se deputado estadual do Maranhão. O povo de Timon jamais participou dessa aberração, dando menos de 9.000 votos ao pupilo. Pobre Maranhão. Logo Alexandre é escolhido relator do orçamento na assembleia legislativa. Adivinha com o apoio de quem? Ora, rainha e príncipe nunca perdem a majestade, nem o poder.

A fatura do apoio em 2010 já tinha estrutura para ser cobrada. Leia a peça do orçamento do estado do Maranhão defendido e elaborado pelo pupilo sarneysista que saberás para onde foram alocados os maiores recursos. Será que Fernando Sarney iria investir em Alexandre de graça? Leia nos próximos capítulos.

(POR JERRY MAYNER)

Nenhum comentário:

Postar um comentário