quarta-feira, 4 de julho de 2012

Suspeito de mandar matar Décio Sá diz à polícia que blogueiro tentou extorqui-lo




Fui o primeiro a divulgar que Gláucio Alencar, um dos suspeitos de mandar matar o jornalista e blogueiro Décio Sá, resolvera prestar depoimentos à comissão de delegados e promotores que investiga o caso (o leitor pode rever aqui). Logo depois, no dia 29, o blog do Cardoso divulgou partes do depoimento de Gláucio.

Hoje tive acesso ao depoimento completo. No depoimento descobri dados importantes, ainda não divulgados. Entre parênteses, registre-se que, conforme divulgado aqui em primeira mão, o juiz Sidarta Gautama é citado como pessoa de íntima ligação com Gláucio (o leitor pode rever aqui).

Gláucio revela as ligações perigosas que blogueiros mantinham com ele. Inclusive, conforme disse aqui em furo de reportagem no dia 13 de junho, o próprio Décio Sá esteve em contato com Gláucio (o leitor pode rever aqui).

Outra novidade: Fábio Câmara, homem do secretário Ricardo Murad e candidato a vereador em São Luís, que foi ouvido como testemunha, é citado por Gláucio Alencar como sendo pessoa de sua estreita relação, conforme veremos mais à frente.

Eis os dados ainda inéditos do depoimento de Gláucio Alencar que o blog revela em primeira abaixo. Vale conferir.

Ligações perigosas

Gláucio Alencar abre o depoimento contando o desentendimento que teve com o blogueiro Marcelo Vieira. Segundo o suspeito, no ano passado (ele não soube precisar a data), Marcelo Vieira publicou algumas matérias onde “relacionava o interrogado (Gláucio Alencar) à prática de agiotagem”.

Então, Gláucio faz a revelação estarrecedora:

“…Sendo que foi percebido pelo INTERROGADO (Gláucio Alencar) que a motivação por trás dessa (sic) publicações seria uma extorsão…”.

Gláucio aponta que Marcelo Vieira estava tendo suporte, para fazer a suposta extorsão, de uma outra pessoa. Ele, porém, preferiu não declinar o nome do suposto parceiro de Marcelo Vieira.

Logo depois da publicação do post, Gláucio foi informado pelo juiz de Caxias, Sidarta Gautama (aquele que eu disse em primeira mão que tinha ligações com os chefes do grupo), de que o blogueiro Marcelo Vieira se encontrava no restaurante Cabana do Sol.

Gláucio, então, acompanhado do segurança Laércio e do funcionário chamado Alemão, foi ao restaurante tirar satisfações com o blogueiro. Gláucio Alencar conta à polícia que no restaurante “esculhambou” Marcelo Vieira na frente de quem se encontrava no local. O suspeito de ser um dos mandantes da morte de Décio Sá esclarece que o confronto se deu com palavras, sem agressões físicas.

Então Gláucio foi para a sua casa e cerca de 15 minutos depois recebe a visita do juiz Gautama e de ninguém menos do que o blogueiro Marcelo Vieira. Segundo o depoente, o juiz intermediou o entendimento entre ele e o blogueiro, sem especificar a que tipo de entendimento se referia.


Kenard

Nenhum comentário:

Postar um comentário