quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Moradores reclamaram da demora no serviço 190 da Polícia




Bancos explodidos no interior a onde a situação é ainda pior, mostram a falta de segurança e a demora da Polícia na hora de agir e prevenir as ocorrências, fruto do despreparo e na falta de investimento do Governo.



O serviço do 190 da Polícia Militar seria para urgência dos cidadãos na hora de pedir socorro, porém no Governo Roseana Sarney o serviço recebe criticas da população que denuncia que as chamadas não são atendidas.

Um caso ocorreu nesta terça-feira, uma seguidora do blog da Roseangana, mandou recado indignada com o serviço do 190 da Polícia Militar. De acordo com a denunciante, nesta madrugada, bandidos tentaram arrombar a sua residência, ela escutou a movimentação e correu para ligar para o 190. O agente do Centro Integrado de Operações de Segurança o Ciops que é o órgão que recebe essas chamadas, mandou a vitima aguardar que seria enviada uma viatura ao local, o tempo passou e nada da Polícia aparecer. Então a dona de casa retornou a ligação e para sua surpresa a chamada ainda não havia sido registrada para o envio de uma guarnição. Por sorte os vizinhos ouviram a ação dos bandidos que acabaram fugindo.

O engraçado é que para evitar este tipo de situação e diminuir o tempo entre a chamada da ocorrência e a chegada da guarnição da Polícia Militar a Secretaria de Segurança Cidadã no governo anterior criou a Patrulha do Bairro, a onde uma viatura com o número de celular grifado no carro circulava por um bairro, para prestar a segurança aos cidadãos e se familiarizar com os moradores.

Quando Roseana Sarney assumiu o Governo após o golpe, a primeira medida do secretário Raimundo Cutrim foi acabar com a Patrulha, porém devido ao clamor da sociedade retornou o projeto e o rebatizou da Ronda da Comunidade. Mas sem a metodologia da gestão anterior as viaturas circulavam por todos os lugares da cidade sem um raio especifico do município e o objetivo de agilizar a chegada da viatura a ocorrência e de criar um vinculo com os moradores foi esquecido. O resultado claro foi negativo os índices de violência que haviam diminuído aumentaram e os problemas de demora nos atendimentos de urgência voltaram acontecer como no caso acima descrito.

Um comentário: