quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ricardo Murad silencia



Estratégia de inicio


O sempre bicudo Ricardo Murad parece que tomou um cala-boca , desde que foi mostrado o documentário com as verdades do programa "Saúde é Vida" do Governo Roseana Sarney o secretário esta sumidinho. Parece que até agora Ricardo não encontrou justificativas para tentar explicar o inexplicável.


Estratégia final


Depois de uma reunião a portas fechadas na Secom, com a presença dos blogoiolas da Mirante e do secretário Ricardo Murad para tentar explicar as denuncias dos deputados Simplício Araújo e Domingos Dutra sobre a saúde do Maranhão. Hoje os blog’s alinhados ao Governo publicam matérias sobre supostas inaugurações de UPAs em Timon, Codó e São João dos Patos. Mas esquecem que as denuncias partiram dos municípios de Alto Alegre, Matões do Norte, Peritoró, Bela Vista, Bernardo do Mearim, Lago dos Rodrigues, Lago do Junco, Conceição do Lago Açu e Marajá do Sena. Já os blogoiolas falam de Timon, Codó e São João dos Patos. Ou seja, o Governo ao invés de se explicar, tenta ludibriar a população e 24 horas após o programa "Saúde é Vida" ser desmascarado Roseana Sarney viaja para Brasília e Ricardo Murad se esconde com um frangote que foge de uma rinha de galo.

Roseana Sarney poderá responder por improbidade administrativa




Velha conhecida – O deputado federal Simplício Araújo (PPS-MA) poderá ingressar, ainda nesta semana, com representação na Procuradoria-Geral da República responsabilizando a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), por improbidade administrativa. A ação no Ministério Público se baseia em relatório produzido pelo parlamentar em vistoria, realizada na sexta-feira passada, em unidades de saúde do “Programa Saúde é Vida”. De acordo com o Simplício, nos nove municípios que foram visitados a situação é de “descalabro”.

“A situação é de total desperdício de dinheiro público. As imagens são chocantes. Encontramos hospitais que foram incendiados; outros não têm sequer água encanada e pessoal. Uma unidade foi construída a 50 metros de um curral”, revelou Simplício.

O parlamentar ingressará ainda com proposta na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara pedindo ao TCU (Tribunal de Contas da União) que investigue o descaso com o patrimônio público. Simplício pedirá também providências à Controladoria-Geral da União (CGU) e ao Ministério da Saúde. O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) acompanhou a vistoria.

Na visita a Alto Alegre, Matões do Norte, Peritoró, Bela Vista, Bernardo do Mearim, Lago dos Rodrigues, Lago do Junco, Conceição do Lago Açu e Marajá do Sena, o deputado Simplício disse ter visto “muito mato, urtiga, plantação de maxixe e cobra, menos gente sendo tratada”. A estimativa é de que já foi gasto mais de R$ 1 bilhão na construção desses hospitais. Grande parte desse dinheiro são recursos orçamentários.

Segundo Araújo, das 70 unidades de saúde prometidas, em campanha, pela governadora Roseana Sarney, apenas quatro estão funcionando. A promessa era de que as obras seriam entregues à população em dezembro de 2010. “A governadora deve explicações aos órgãos de controle e à população maranhense”, afirmou o s votado em 2010 com o slogan “pior do que está não fica”.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ministério Público é acionado pelo descaso do Governo com a saúde pública




Como prometido, os deputados federais Domingos Dutra e Simplício Araújo entregaram na manhã desta terça-feira o documentário e as imagens sobre o descaso do Governo com a saúde ao Ministério Público nas mãos da promotora Fátima Travassos.

Na entrega os deputados pediram urgentemente que o “Ministério Público acione a Secretaria de Estado da Saúde para que o Governo entregue todas as construções, colocando definitivamente todos os hospitais em funcionamento”.

O curioso é que quando foram entregar todo o material recolhido na viagem os deputados fizeram questão de dar à promotora uma melancia, os maxixes e o resto da colheita durante a visita aos hospitais. As frutas estão crescendo dentro dos esqueletos das obras abandonados.

Só para lembrar, em 2009 após o golpe judicial que reconduziu Roseana ao Governo o secretário Ricardo Murad prometeu entregar 72 hospitais até o final de 2010.  Passados 14 meses do prazo não foram inaugurados 10.

Ricardo Murad é desmascarado, programa Saúde é Vida não existe.


Após afirmar que os deputados federais Simplício Araújo e Domingos Dutra teriam de “engolir todas suas mentiras”, pelas denuncias que fizeram do descaso do Governo com a saúde pública, Ricardo Murad terá de se explicar a população.

Em documentário veiculado Youtube nesta terça-feira os deputados de oposição mostraram em vídeo tudo aquilo que haviam dito sobre o programa Saúde e Vida do Governo do Estado. São construções abandonadas, tomadas pelo mato e por bichos, matérias de construção roubadas e sendo vendidos, fiações elétricas expostas com risco de causar incêndio, operários sem receber e que trabalharam na informalidade e outros sérios abusos que são relatados no documentário.

Confira:


IML é interditado pela justiça.




Para bancar o desfile da Beija-flor o Governo Roseana Sarney em um piscar de olhos arranjou 10 milhões de reais e torrou toda essa grana com a justificativa de mostrar o Maranhão para o mundo com a exposição do carnaval carioca. Agora para uma simples reforma no Instituto Médico Legal (IML) e no Instituto de Criminalística (ICRIM) as dificuldades parecem intermináveis.

A situação ficou tão critica que o Ministério Público do Trabalho através de uma ação na Justiça do Trabalho proposta pela desembargadora Anna Gadelha interditou o IML devido às péssimas condições de trabalho. A informação foi dada pela promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcante, que postou em seu facebook nas primeiras horas dessa terça-feira.  São geladeiras que não funcionam e que deixam os corpos expostos a decomposição que causam um mau cheiro terrível, falta de instrumentos e problemas de eletricidade constantes que deixam o ambiente insalubre.

A interdição já vinha sendo ameaçada há bastante tempo, ocorreram diversos avisos, várias vistorias e prazos para a reforma, mas o Governo Roseana Sarney não se posicionou e o Ministério Público não teve como não tomar outra medida.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Garotinho avisa: Família Sarney quer assumir o comando da CBF e da Copa de 2014



 
Blog do Garotinho


Sarney e Ricardo Teixeira sempre foram bons amigos e aliados. Teixeira até nomeou Fernando Sarney vice da CBF. Hoje, a família Sarney o paga com a traição

O capo da CBF confidenciou a amigos neste final de semana, que está ciente de uma traição dentro do seu grupo para isolá-lo até à renúncia da presidência da entidade. Muitos estranharam o fato de que depois de ter sido noticiada a renúncia de Teixeira, na semana antes do carnaval, ele aparentemente ter voltado atrás e permanecer no cargo. Teixeira está apenas ganhando tempo para armar um contra-golpe, que provavelmente levará a disputa pela presidência da CBF para os tribunais. Agora vocês vão entender tudo.

Além da pressão das denúncias que a cada dia o atormentam mais, Teixeira descobriu um complô para afastá-lo cada vez mais da presidente Dilma Rousseff. Um emissário do Palácio do Planalto disse ao capo da CBF, que o presidente do Senado, José Sarney, seu grande amigo, é que está comandando toda articulação para apeá-lo da presidência. O objetivo do político maranhense é colocar na presidência da CBF, o seu filho, Fernando Sarney, que é vice-presidente da entidade.
A jogada está no estatuto da CBF, que não deixa dúvidas. Quem tem direito a assumir no caso de renúncia do presidente é o vice-presidente há mais tempo no cargo e não o mais velho, como se pensava inicialmente. Isso muda tudo. O vice mais velho é José Maria Marin. O vice mais antigo no cargo – o que tem direito de assumir – é Fernando Sarney.

Sentindo a presença do punhal nas suas costas, cravado por seu amigo de muitos anos, Teixeira partiu para o contra-ataque e quer que sua renúncia aconteça junto com uma nova eleição, onde terá o apoio dos presidentes das federações para indicar o seu sucessor e isolar o grupo do filho do presidente do Senado, José Sarney.

O mesmo interlocutor do governo federal junto a Ricardo Teixeira o deixou ciente que sua permanência na presidência da CBF é totalmente inviável, e que a família Sarney está fazendo de tudo para comandar a estrutura do futebol brasileiro na Copa de 2014. Ou seja, a coisa é muito pior do que pensavamos, mas agora dá para compreender melhor porque Teixeira, de uma hora para a outra começou a vender todo o seu patrimônio no Brasil, transferiu mulher e filha para Miami e decidiu renunciar.


Roseana Sarney tenta outra vez adiar audiência de cassação do mandato




O Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Arnaldo Versianni, relator do processo de cassação da governadora Roseana Sarney (PMSB), determinou expressamente  que o juiz do TRE, Sérgio Muniz, cumpra a ordem para concluir as oitivas das testemunhas até o dia 10 de março, sendo que até esta data, de uma forma ou de outra, seja devolvida imediatamente a carta de ordem ao TSE.

Diante da contundência do despacho do Ministro Versianni, que atendeu aos pedidos dos advogados Rodrigo Lago e Rubens Junior, Sérgio Muniz designou a audiência para o dia 05 de março, ocasião em que determinou que Roseana Sarney e Washington Macaxeira, se quiserem, apresentem suas testemunhas na audiência, como manda a Lei.
 
Roseana Sarney tenta, no entanto, adiar pela quarta vez a audiência, e entrou com um recurso (agravo regimental), nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, no TRE do Maranhão, para que o juiz Sérgio Muniz determine que as testemunhas de defesa sejam intimadas pelos Correios, através de aviso de recebimento, em vez de apresentadas na audiência do dia 05 de março. Ou seja, a governadora não quer nem mesmo levar suas testemunhas de defesa para a audiência. Coisa inédita, os acusados não querem que suas testemunhas, na sua quase totalidade auxiliares do governo e aliados políticos de Roseana e Washington, compareçam espontaneamente à audiência, mas que sejam intimadas.

Esse recurso deverá ser julgado novamente pelo plenário do TRE, o mesmo que retirou o juiz federal Nelson Loureiro do processo e retornou o juiz Sérgio Muniz, filho de auxiliar da governadora, para a condução da carta de ordem. Novo tumulto criado por Roseana e Washington visa mais um adiamento.

Segundo os advogados de acusação, “a Lei Eleitoral é bem clara quando diz que as partes do processo é quem devem apresentar suas próprias testemunhas na audiência. O que, aliás, ocorreu no caso Jackson Lago. Mas Roseana não quer se submeter à Lei que todos estão obrigados a cumprir”, denunciam.

A intenção de Roseana Sarney e Washington Macaxeira é apenas criar impasses, tumulto processual, chincanas, pois intimação das 10 testemunhas de defesa, pelos Correios, algo inédito em se tratando de processo eleitoral, levaria meses, até, para concluir todas as intimações.

Tudo leva a crer que o Ministro Arnaldo Versianni, do TSE, atenda ao pedido dos advogados de José Reinaldo, autor do processo de cassação, para que venha pessoalmente em São Luís realizar a audiência.

Pelo visto o temor de cassação do mandato de Roseana deixou de ser um fantasma ou mera hipótese para se tornar algo real. Antes, a Oligarquia desdenhava do processo movido pelo ex-governador José Reinaldo, mas, agora, é motivo de agonia diária para o clã Sarney. E tudo fazem desesperadamente para que o processo não ande e empaque na esperança de ganhar alguns meses a mais no governo. A cassação bate às portas de Roseana Sarney.

Jorge Vieira

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Violência nas imediações da UPA do Parque Vitória assusta pacientes.



A história ocorreu a poucas semanas. Uma enfermaria da Upa do Parque Vitória que não iremos declarar a identidade por motivos óbvios foi atender um grupo de oito homens que carregavam um homem desacordado para ser atendido, como na emergência apenas uma pessoa pode acompanhar o paciente, os outros foram embora e ele ficou sozinho.

A enfermaria o atendeu e o rapaz acordou apenas no outro dia. Ao despertar o paciente que era um pequeno traficante da região do canudo nas imediações do Parque Vitória descontrolado começou a pedir o dinheiro cerca de 500 reais e as drogas que ele portava no momento que deu entrada no hospital. Ninguém soube explicar o destino e então ele tratou de perseguir a enfermeira que o atendeu. Em outro dia ele voltou ao hospital e conseguiu o telefone e o endereço da enfermaria e passou a ameaçá-la por telefone e a ródia sua residência. Por temer uma ação do bandido contra ela e sua família a enfermaria registrou uma queixa e pediu proteção policial.

Casos como este na UPA do Parque Vitória não são isolados, moradores da região e os próprios funcionários já registram queixas sobre as madrugadas do plantão do hospital que vira um tormento para quem precisa de atendimento. Carros roubados, depredações, vidros quebrados, pequenos furtos e até relatos estupros já ocorreram com pacientes.

Não existe policiamento ao redor e as empresas de segurança privada só cuidam da parte interna do hospital, o estacionamento que deveria atender a população só serve para os funcionários e assim o trajeto entre a emergência e o veículo vira uma verdade cruzada.

Devido a esta situação, os atendimentos na madrugada estão sendo reduzidos.

Excluíram o velho oligarca porque cheira mal muito mal....


Propaganda do PMDB sem Sarney vira polêmica


Líder do partido nega que exclusão seja para afastar a sigla da imagem do senador
Sarney teria sido vetado por dica de marqueteiros.

Sarney e sua fantasia após o carnaval bancado pela filha, por essas e outras que sua imagem esta ligada a corrupção


O presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), tentou explicar ontem os motivos que levaram o presidente do Senado e o líder do partido na Casa, senadores José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL), a serem excluídos do programa televisivo do partido e das inserções veiculadas no horário gratuito neste início de ano.

Segundo Raupp, Sarney e Calheiros não participaram dessas gravações porque o partido decidiu priorizar os pré-candidatos às eleições municipais.

Raupp ainda negou a informação de que José Sarney e Renan Calheiros tinham sido excluídos para atender a uma orienta ção de marqueteiros, interessados em distanciar a imagem do PMDB desses dois parlamentares.

No programa exibido no dia 9 de janeiro, participaram o vice-presidente da República, Michel Temer; o líder do partido na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN); os senadores Eunício Oliveira (CE), Eduardo Braga (AM) e Luiz Henrique (SC), além do pré-candidato à prefeitura de São Paulo, Gabriel Chalita, entre outros.

"Tínhamos de priorizar outros nomes e o tempo é muito curto", alegou, referindo-se ao tempo de 10 minutos do programa completo e às inserções de 30 segundos na TV.

O presidente do PMDB declarou ainda que o partido contará com três mil candidatos nas eleições de outubro e que estará disputando 22 capitais.

Gazeta

Com a desculpa de fazer novamente exames, Roseana segue no Rio para o desfile das campeãs


Mais uma mentirinha sua danadinha!


Mais uma vez a governadora do Maranhão Roseana Sarney irá se ausentar do comando do Estado irá fazer pela centésima vez exames de rotina, aliás, a rotina da governadora é fazer exames deve fazer uns 300 por ano.

Porém o motivo é para constar na nota oficial, porque a realidade é que Roseana Sarney continuará no Rio de Janeiro para acompanhar o desfile das campeãs. Como a Beija-flor ficou em quarto lugar participará do evento a onde as seis primeiras colocadas passam novamente pela Sapucaí neste final de semana.

Apaixonada pelo carnaval carioca a onde sempre participa, de acordo com interlocutores a governadora ficou chateada com a posição decepcionante da Beija-flor e com o que foi apresentado na passarela. A troca de farpas ficou clara nesta quarta-feira quando o Governo Estadual enviou nota elogiando o desfile para justificar o investimento que realizou, enquanto expoentes da escola como o cantor Neguinho da Beija-flor e o carnavalesco Laila criticaram a demora no envio do dinheiro e a politicagem que envolveu o acerto entre o governo e a agremiação carnavalesca.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

IML registra 16 assassinatos no carnaval em São Luís




O Instituto Médico Legal (IML) registrou 16 assassinatos durante o final de semana do Carnaval, período entre a madrugada de sábado e a de ontem (22), na região metropolitana de São Luís. A maioria dos crimes foi praticada com uso de arma de fogo, um total de 11; uma pessoa foi morta a pauladas e quatro a golpes de arma branca. Esse número de mortes superou em seis os registros da festa momesca, do ano passado, quando foram anotados pelo IML 10 homicídios.

A primeira morte registrada pelo IML, na madrugada de sábado (18), foi a de Arilson Ribeiro Costa, de 30 anos, vítima de um latrocínio. Morador da Rua Tancredo Neves, nº 5 – na Vila Mauro Fecury/Área Itaqui-Bacanga. Arilson, após ser alvejado por tiros, ainda foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1), mas não resistiu aos ferimentos.

Zeziel Lisboa de Oliveira, de 25 anos, morreu na madrugada de domingo (19), também vítima de arma de fogo, na Vila Ariri – Área Itaqui-Bacanga. Em seguida, mais um corpo chegou ao IML. O de José Ribamar da Silva, de 50 anos, morador da Rua São José – Divineia/Olho d’Água. José Ribamar foi morto a tiros em frente à sua residência.

Na manhã do mesmo dia, foram registradas as mortes de mais três pessoas. Wanderson Alves Ribeiro, de 18 anos, morador da Rua da Piscina, no Alto do Paranã 3, assassinado a tiros de espingarda; Alexander Araújo Silva, 18, morador da Avenida Brasil – Cidade Olímpica, morto a tiros no Residencial Alexandra Tavares; e Valdemir Malheiros Ferreira, 23, morador da Rua 4, quadra 5 – Paranã 2, também vítima de arma de fogo.

No período da tarde, do domingo, o Instituto recebeu o corpo de Ubirajara Estrela Neto, de 21 anos, morto a tiros e pauladas. A vítima era moradora da Rua 9, quadra 72, casa 17 – Jardim São Cristóvão 2. O crime foi cometido por seis homens desconhecidos, que invadiram a casa da Ubirajara. Na noite de domingo, o IML recebeu o corpo de Raimundo Nonato Alexandre, 27, que residia na Rua da Alegria, casa 16, no Parque Jair. Ele foi morto no mesmo bairro onde morava, com um tiro no tórax.

Na manhã de segunda-feira (20), foi levado ao IML o corpo de Raimundo Nonato Costa dos Santos, de 43 anos, morador da Estrada de Santana – área da Cidade Olímpica, assassinado a pauladas. Ainda na manhã do mesmo dia houve o registro da morte do presidiário Norberto Carvalho Filho, 36, assassinado a golpes de chuço, dentro da Penitenciária de Pedrinhas. Norberto era morador da cidade de Rosário.

Na terça-feira (21), o Instituto registrou as mortes de Ayanderson Rucely Cunha, de 22 anos, assassinado a facadas na praça do Bairro do Barreto; de Leandro Moreira, 21, morador da Rua 8, Cidade Olímpica; e de Maycon Pereira Meireles, 30, morador da Rua Pires Sabóia, no Bairro da Alemanha. As duas últimas vítimas foram mortas com uso de arma de fogo.

No início da madrugada de ontem (22), foram registradas as mortes de Willame Lima Baldez, de 22 anos, morador da Rua Grande, Itapera do Maracanã, vítima de arma branca; e de Luan Alfred Silva Vieira, 20, morador do Bairro da Nova república, morto a tiros.

Nas primeiras horas da manhã de ontem, foi comunicada ao IML a morte de Jarlene Alves Trindade, moradora do Quebra Pote, zona rural de São Luís. De acordo com informações da polícia, por motivos ainda não identificados, a vítima teria sido assassinada com quatro facadas pelo seu ex-marido, que é ex-presidiário. O crime pode ter sido cometido pela madrugada.

Mortes no trânsito – Além dos assassinatos, o IML fez registro de quatro mortes em acidentes de trânsito, na região metropolitana de São Luís. Na madrugada de segunda-feira (20), foram anotadas no livro de ocorrências do Instituto as mortes de duas pessoas, durante quedas de motocicletas. O primeiro acidente ocorreu por volta das 2h, na Avenida Beira-Mar (próximo à Rampa Campos Melo), no qual morreu Kacilene Silva Marceline, de 16 anos. A outra vítima foi Raimundo Carvalho dos Santos, 27, que caiu de uma moto e bateu a cabeça no chão, no Bairro do Timbuba – Paço do Lumiar.

Na tarde do mesmo dia, o IML recebeu o corpo de Hélio Sérgio Ribeiro Teixeira, 23, morador da Rua L, do Bairro da Liberdade. Ele era o piloto da motocicleta na qual estava Kacilene Marceline, e estava internado no Socorrão 1.

Na noite da terça-feira (21), o corpo de Afonso Celso Veras da Silva, 36, foi levado para o IML. Ele se envolveu em um acidente de trânsito no Bairro da Estiva, na zona rural de São Luís.





Por SAMANTHA FERNANDES (JP)

Mais um artigo sobre o derrame de dinheiro de Roseana Sarney na Beija-flor


Maranhão fecha escolas para cortar gastos, depois doa R$ 2 mi para carnaval

 A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, doou R$ 2 milhões para a escola de samba carioca Beija-Flor. O enredo da agremiação homenageou os 400 anos da capital São Luís. O valor do patrocínio foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo, mas reportagem publicada no portal de notícias Acesse Maranhão afirma que foram repassados R$ 10 milhões.

No início do ano, a Secretaria de Educação fechou quatro escolas da rede estadual, com o objetivo de cortar gastos. A Justiça avalia uma ação do Ministério Público Estadual que pede a reabertura das unidades de ensino.

O Censo 2010 do IBGE classifica o Maranhão como o quarto estado com o maior percentual de analfabetos na faixa etária acima de dez anos. Ao todo, cerca de 1 milhão de maranhenses ainda não sabem ler nem escrever. No Brasil, são 14 de pessoas na mesma condição.
Segundo dados do Ministério Público do Trabalho (MPT), ao lado do Piauí, o Maranhão é o estado que mais exporta mão-de-obra para trabalho semelhante ao escravo. O analfabetismo é apontado como a situação mais propícia para esse tipo de exploração.

Ainda segundo o IBGE, o Maranhão é o estado mais precário quando o assunto é saneamento básico. Apenas 1,4% dos municípios são atendidos por redes de coleta e tratamento de esgoto.
De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.

Sarney é representado na avenida, "o monstro do Maranhão"


Quem assistiu o desfile da Beija –flor percebeu que a escola enfatizou demais a cultura negra no Maranhão, principalmente o lado místico e as religiões. Um dos carros que mais chamou a atenção foi o que levava um mostro que muitos não entenderam o que representava. Mas como rosengana gosta de desvendar mistérios por natureza , foi atrás e descobriu a origem do boneco monstrengo.

O carnavalesco Laila é seguidor da Umbanda, frequenta terreiros e participa das sessões, dentre a religião existe o médium e estes criam suas correntes para formar novos mediadores.  Aqueles que usam a energia para o mal são chamados de monstros, pois Sarney fez tanta macumba com Bita e catalisou uma quantidade enorme de energia negativa que para o carnavalesco Sarney virou este monstro e para falar de São Luís não se pode esquecer-se do velho oligarca, a Beija-flor acertou em cheio ao representar a maneira que o Maranhão vê e demoniza Sarney. 


                                        O Velho oligarca por Laila o carnavalesco da Beija-flor

Só falto o bigode, mas toda vez que vejo a miséria do nosso estado e a situação da maioria dos nossos conterrâneos e exatamente assim que o Sarneyzão aparece em todos os meus sonhos. kkkkkkkkkkkkk

É consciência não política





Era domingo em São Luís a expectativa era grande no Maranhão, muitos maranhenses deixaram os blocos de lado e as festas de ruas para se concentrarem em frente a TV. Seja em casa ou no bar o fato é que os olhos de todos estavam voltados para o Rio de Janeiro no desfile da Beija-Flor.

Nunca antes na história deste país como diria o ex-presidente Lula, um Estado investiu tanto em uma promoção cultural e logo os mais miserável do país bateu esse recorde com os 10 milhões de reais de Roseana Sarney na Beija-Flor.

Havia dentro da população um misto de torcida e “secação”, sim a grande maioria não queria ver o enredo da sua cidade vencedora, não por negar suas tradições já que nos ludovicenses e maranhenses temos orgulho da nossa terra, mas pelo vergonhoso derrame de dinheiro público.

Diga para um empresário bem sucedido que a terra dele esta sendo representada no carnaval carioca, ele achará graça pegará um avião e desfrutará das suas tradições em grande estilo. Mas conte a mesma história paras as quebradeiras de coco babaçu, para os moradores das comunidades  quilombolas ou ainda para os fazedores de farinha da beira de estrada que enquanto eles moram em casas de barro o governo que tem por obrigação cuidar deles e de suas famílias acaba de torrar 10 milhões de reais em um desfile de carnaval mixuruca e ainda mais no Rio de Janeiro. O caboclo dará uma risada discreta, irá olhar para os filhos desnutridos, observará a casa arrasada pelos cupins e enxurradas, se deslocará até a cozinha a onde uma fogueira no chão esquenta uma panela de água ao lado da farinha, lembrará que aquela pode ser única refeição do dia de seus filhos e sim irá sorrir porque irá perceber que não passa de mais um esquecido entre tantos, se arrependerá de ter vendido seu voto e se iludido pelas propagandas e por fim voltará ao se árduo trabalho diário. Essa não será uma ou outra história, mas milhares já que a grande maioria dos maranhenses vivem nesta situação.

Passado o resultado e o decepcionante quarto lugar da Beija-flor, uma onda no Facebook e no Twitter passou a comemorar a derrota. Logo os barricas começaram a questionar que a oposição era contra o Maranhão e que deveria apoiar o nome da cidade. O Blog do Uchoa fez uma boa definição ao afirmar que esta derrota foi uma vitória para o Estado, pois as intenções de Roseana eram claras. Porém o tiro saiu pela culatra porque nos não somos mais passiveis, possuíamos consciência própria e por mais bairristas que sejamos deixamos as ilusões de lado, nos unimos e comemoramos a derrota da Beija-Flor.

Não porque a política esta no sangue ou porque fazemos clara e notória oposição a Roseana, mas sim porque temos consciência que torrar uma fortuna em um desfile de carnaval é um atentado a uma população miserável que ainda sofre com racionamento de água, que não oferece escola, emprego, segurança.... 

Derrota da Beija-Flor contrariou os planos de Roseana e salvou os maranhenses




Do site Ucho.Info

Pela culatra – A apuração do Carnaval do Rio de Janeiro terminou com a vitória da escola de samba Unidos da Tijuca, que levou ao sambódromo carioca enredo em homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Enquanto os fãs da Unidos da Tijuca comemoram o terceiro campeonato, os contribuintes do Maranhão lamentam a fortuna investida pela governadora Roseana Sarney na Beija-Flor de Nilópolis, que entrou na Avenida Marquês de Sapucaí a reboque de enredo em homenagem ao quarto centenário da fundação de São Luís, capital do mais miserável estado da federação.

Em qualquer lugar do planeta, R$ 9,5 milhões é dinheiro suficiente para garantir a aposentadoria de muitos mortais, mas para Roseana Sarney, integrante do clã que há cinco décadas governa o Maranhão com absolutismo, o investimento foi importante para espalhar a cultura maranhense pelo mundo.

O fracasso da Beija-Flor no Carnaval do Rio foi um presente que os jurados deram aos maranhenses, pois um eventual triunfo da escola de samba de Nilópolis daria à governadora Roseana munição extra para as eleições municipais de outubro próximo, quando a filha do presidente do Senado Federal, José Sarney, tentará emplacar um de seus apaniguados políticos no trono ludovicense.

Dias antes do início do Carnaval, Roseana Sarney tentou, em vão, justificar o milionário investimento. “Nosso objetivo é fortalecer o Carnaval e a cultura maranhense. Apoiar o desfile da Beija-Flor é uma maneira de ampliar a divulgação da cultura, das belezas e riquezas do nosso estado para todo o país, com a expectativa de atrair renda e emprego através do fortalecimento do turismo. A partir dessa iniciativa, os próximos carnavais deverão ser ainda mais empolgantes, com nossas brincadeiras tradicionais ganhando destaque e se consolidando no cenário nacional”, declarou a nada convincente governadora.

Na verdade, o dinheiro dado à Beija-Flor, que terminou em quarto lugar no Carnaval do Rio, foi uma tentativa de incensar a própria Roseana Sarney.

De volta

Caros leitores

Como todos sabem passei os últimos quatro dias no Rio de Janeiro para aproveitar o carnaval da cidade maravilhosa, ainda mais que investi 10 milhões na escola de samba Beija-Flor. O resultado não foi o esperado já que a escola perdeu e alcançou sua pior colocação nos últimos cinco anos, o que para mim é uma frustração já que esperava me popularizar politicamente na ilha rebelde, mas como tudo aquilo que desejo sempre acontece para mim foi ficar aqui me mordendo de raiva. Brincadeiras a parte o blog descansou no carnaval se reatualizou e volta com força total.  

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Marcada oitiva de testemunhas da ação de cassação de Roseana




O juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), Sérgio Muniz, relator da Carta de Ordem extraída do Recurso Contra Expedição de Diploma n° 8-09.2011/TSE, que tem como recorridos a governadora Roseana Sarney (PMDB) e o vice-governador Washington de Oliveira (PT), marcou a data da oitiva das testemunhas requisitada pelo ministro Arnaldo Versiani, do Tribunal Superior Eleitoral.

Assim, oitiva acontecerá no dia 5 de março, às 9h, no auditório Irtes Cavaignac, do Tribunal Eleitoral. No mês passado, os advogados do ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) chegaram a pedir que o ministro Arnaldo Versiani viesse pessoalmente a São Luís para ouvir as testemunhas de defesa da governadora Roseana Sarney no processo de cassação que corre contra ela na Corte Eleitoral.

Zé Reinaldo entrou no TSE com recurso pedindo a cassação de Roseana por abuso de poder político e econômico. De acordo com a acusação, a governadora assinou convênios com prefeituras no valor de quase R$ 1 bilhão com nítido caráter eleitoreiro. O processo também aponta que, em pleno período eleitoral, o governo maranhense começou a construir moradias por meio do programa chamado Viva Casa, com gastos de R$ 70 milhões que não estavam previstos no orçamento.

Em 16 de junho de 2011, o ministro Arnaldo Versiani, relator do processo de cassação no TSE, determinou a expedição de ordem para que as testemunhas de Roseana fossem ouvidas. Por conta do recesso judiciário e de outros trâmites burocráticos, a ordem chegou ao TRE do Maranhão em 31 de agosto. O prazo para cumprimento da ordem era de 60 dias. Até hoje, não há sequer data para a audiência de depoimento das testemunhas da governadora.

No pedido, apresentado ao ministro Versiani no dia 2 de fevereiro passado, os advogados Rodrigo Lago e Rubens Pereira Junior, que representam Zé Reinaldo, sustentam que a defesa da governadora criou três incidentes processuais com o objetivo de adiar ‘a audiência na qual seriam ouvidas as próprias testemunhas de defesa, uma vez que o recorrente desistiu da oitiva de suas testemunhas’.

A ordem para a oitiva das testemunhas ficou 57 dias nas mãos do juiz Sérgio Muniz, do TRE-MA, sem que ele desse qualquer andamento ao pedido. Com o prazo chegando ao final, o juiz pediu ao TSE a prorrogação por mais 60 dias. Em seguida, o mandato de Muniz no TRE terminou e o processo foi redistribuído, por meio de sorteio, para o juiz Nelson Loureiro, que imediatamente marcou data para que as testemunhas fossem ouvidas.

Nesse meio tempo, o juiz Sérgio Muniz foi reconduzido para um segundo mandato no tribunal eleitoral maranhense por Roseana Sarney e a defesa da governadora entrou com pedido para que o processo voltasse às mãos de Muniz.

O argumento foi o de violação ao princípio do juiz natural, já que o magistrado comandara os primeiros atos para que as testemunhas fossem ouvidas. Depois de novos incidentes processuais, o TRE do Maranhão, por três votos a dois, mandou o processo retornar ao gabinete de Sérgio Muniz às vésperas da audiência marcada por Nelson Loureiro.


Do Jornal Pequeno

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Saúde registra maior índice de desvio de recursos no MA em 2011


                               Pasta do secretário Ricardo Murad é campeã em desvio público.


Um verdadeiro absurdo! Mais de R$ 70 milhões foram desviados dos cofres públicos só em 2011. A informação é de Ivo Lopes Miranda, novo Procurador-Chefe da União no Maranhão.

A farra com o dinheiro do povo coloca o estado na liderança de rankings como desvio de dinheiro público, índice de analfabetismo, piores condições de saúde e déficit habitacional.

Situações recorrentes, denunciadas incansavelmente aqui no blog e que atinge a milhões de cidadãos maranhenses que pagam seus impostos e não têm direito às condições mínimas de uma vida decente.
Em contra partida, um grupo seleto de “gestores felizardos” acumulam riqueza e poder às custas do sofrimento de um povo que padece mais e mais a cada dia.

Protegidos pelo manto da impunidade, políticos, secretários, magistrados e servidores do alto escalão distribuem favores e se esbaldam em assinaturas de convênios milionários. Verdadeiras “torneiras” que jorram dinheiro. Os recursos dos convênios são usados tanto para comprar vagas de medicina (como mostrado aqui na matéria: Crescem suspeitas de venda de vagas na aprovação do vestibular de Medicina no Uniceuma), como para desviar quantias vultuosas do fundo de aposentadoria dos servidores públicos para a Caema.

A dificuldade de fiscalização e a troca de favores entre as autoridades impulsionam as ações de corrupção. Para coibir essa prática e recuperar os valores desviados, o novo procurador-chefe pretende aproximar os órgãos investigadores e fiscalizadores, como o Tribunal de Contas da União (TCU).
A população também pode ajudar, fazendo a sua parte votando de forma responsável e consciente.

Luis Cardoso

Quarenta anos de Sarney no Maranhão requer título de campeão em desvio de dinheiro público ao Estado


Maranhão é campeão em desvio de dinheiro público

Aproximadamente R$ 70 milhões, desviados ou mal utilizados no Maranhão, deixaram de ser ressarcidos aos cofres da União no ano passado. O estado é o recordista em desvio e, consequentemente, execuções de acórdão junto ao Tribunal de Contas da União para recuperação de verbas. Somente em 2011 foram lavradas 170 execuções dessa natureza.

Os números foram citados pelo novo procurador-chefe da União no Maranhão, Ivo Lopes Miranda, empossado ontem no cargo, que frisou que menos que 90% desse valor foram recuperados. Segundo o chefe da Procuradoria Geral da União, o prejuízo para a sociedade é grande com a falta de execução de políticas públicas essenciais em áreas como educação, saúde, moradia e urbanização.

Miranda destacou os desafios que enfrentará no cargo para combater os desvios de recursos federais no estado. Ele destacou a necessidade de aprimorar os serviços prestados para fortalecimento da imagem institucional da Procuradoria. Para Miranda, entre as principais metas a serem desenvolvidas nos próximos anos estão está a melhoria da gestão de informação na Procuradoria.

“Tentaremos uniformizar procedimentos e rotinas para identificar potenciais irregularidades, tanto para reduzir litígios quanto para aperfeiçoar a defesa da União nos casos relevantes”, afirmou o procurador.

Para combater o desvio de recursos federais, Ivo Miranda pretende aproximar os órgãos investigadores e fiscalizadores, como o Tribunal de Contas da União (TCU). “Assim poderemos no mais breve tempo possível buscar decisões que bloqueiem os bens daquelas pessoas que cometeram desvios das verbas públicas”, apontou.

Ele lembrou que uma das maiores dificuldades para fiscalização no estado é a capilaridade do território maranhense, dividido em 217 municípios. Miranda explicou que a maioria dos desvios de recursos federais ocorre na realização de convênios e que não existe uma região que concentre as irregularidades. “Ocorre nos mais variados municípios e decorre de um modelo de conduta dos gestores públicos que não tem um compromisso com a gestão pública, principalmente, com as verbas federais”, criticou.

Quem comete desvio de recursos federais está sujeito ao ressarcimento do valor aos cofres da União e às penalidades por crime de improbidade administrativa. O gestor fica impossibilitado de celebrar contratos com o poder público, pode ter os direitos políticos suspensos e ainda ser multado.

Contudo, Ivo Lopes Miranda reconhece que as irregularidades são detectadas muito tempo após a celebração dos convênios e que na maioria das vezes os acusados protelam as decisões na Justiça e poucos são penalizados.

Solenidade prestigiada

A solenidade de posse de Ivo Lopes Miranda como Procurador-Chefe da União no Maranhão foi acompanhada pela Procuradora-Geral da União, Hélia Maria de Oliveira Bettero; pelo ex-Procurador-Chefe, Gustavo André dos Santos; pela Procuradora Regional da União, Ana Luísa Figueiredo de Carvalho; pelo Procurador-Chefe da Procuradoria Federal no Maranhão, Daniel Farah de Santana; pelo Procurador-Chefe Substituto da Fazenda Nacional no Maranhão, Antônio Leonardo Silva; pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo; entre outras autoridades.

Combate à corrupção é desafio nacional

O combate à corrupção também foi destacado pela Procuradora-Geral da União, Hélia Maria de Oliveira Bettero. Ela lembrou que a aproximação com órgãos como a Polícia Federal e o TCU deram mais agilidade para a recuperação dos créditos. Cerca de R$ 300 milhões foram recuperados durante o ano passado e outros R$ 300 milhões estão bloqueados.

A Procuradora lembrou que no Maranhão que no Maranhão o órgão trata de processo de grande importância nas áreas de combate à corrupção e regularização fundiária.

A presidente do TRT do Maranhão, desembargadora Ilka Araújo, que também participou da solenidade destacou a importância da aproximação institucional. Ela citou como exemplo a relação entre o TRT e Advocacia Geral da União (AGU) para desenvolver estratégias de combate ao trabalho escravo e prevenção de acidentes no trabalho.

O assunto chegou a ser discutido na última terça-feira na sede do TRT com a desembargadora, o Procurador-Chefe da União, a procuradora-chefe substituta da União no Maranhão, Renata Souza Magalhães, entre outros membros da AGU.


O Imparcial

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Nova editoria de humor do JP promete da dor de cabeça a Roseana Sarney

O Jornal Pequeno lança nesta quinta-feira mais um editoria da reformulação que o diário realiza na sua pagina na internet, será sobre humor. Ao longo do ano o site do JP ganhará status de portal e acrescentará diversas novas paginas aos leitores que a tempos pediam uma nova dinamização e maior atualização no site.

Denominado de "JP Social" a equipe jornalística de mídia eletrônica do Jornal Pequeno se dedicou bastante e a expectativa é de  transformar o novo portal no mais acessado do Maranhão, conforme  informou o editor Linhares Junior. Sobre a nova editoria quem não deverá gostar muito é Roseana Sarney porque o pessoal da Rua Afonso Pena promete dar muita dor de cabeça a governadora.

Uma pequeno amostra do que vem por aí foi publicada nesta quarta-feira no Facebook



Centro do país debocha do investimento de Roseana na Beija-Flor


Maranhão na merda, mas Roseana Sarney gasta 10 milhões do povo em Carnaval do Rio
Por  Ricardo Gama
.
Com todo o "respeito" a Beija-Flor, mas o povo do Maranhão que tem o segundo pior índice de desenvolvimento humano do País também merecia "respeito".

O pior é que a grana será usada para trazer políticos vagabundos do Maranhão para a farra no Rio, conforme a matéria abaixo.

Reprodução do jornal O Dia, Informe do Dia



Rio - Ver a Beija-Flor cantar o tal poema encantado de São Luís sairá caro para o povo maranhense. Segundo o deputado Marcelo Tavares (PSB), líder da oposição à governadora Roseana Sarney, o Estado gastará um total de R$ 9,5 milhões com o patrocínio do desfile.

O Estado já entregou R$ 1,5 milhão para a escola, mas, de acordo com Tavares, o governo usou um artifício para investir mais R$ 8 milhões. O dinheiro seria repassado via Fundação São Luís Convenções e Eventos, contratada no dia 6 de janeiro para “gerenciar eventos e serviços”.

Os brincantes

O deputado diz que a grana bancará, entre outros itens, a vinda ao Rio de políticos e de 390 “brincantes”, integrantes de grupos de bumba-meu-boi que desfilarão na escola. O Maranhão tem o segundo pior índice de desenvolvimento humano do País.

O aliado

Nesta terça-feira, Tavares requisitará o detalhamento do acordo com a Fundação, dirigida pelo ex-deputado Eleotério Nan Souza, aliado dos Sarney. Políticos ligados a Roseana dizem que o contrato prevê eventos pelos 400 anos da cidade de São Luís.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Morre em Brasília filho caçula de Flavio Dino


Faleceu nesta madrugada o filho mais novo do presidente da Embratur Flavio Dino. Após uma crise de asma na escola Marcelo Dino de apenas 13 anos foi internado no Hospital da Base em Brasília, durante a madrugada sofreu parada cardíaca, os médicos tentaram reanimá-lo, mas o jovem não resistiu.  

A notícia chocou o meio político do Estado que se solidarizou com a tragédia. Vários deputados estaduais embarcaram logo pela manhã a Brasília. O prefeito de São Luís João Castelo enviou nota de pesar a família e se colocou a disposição para o que for necessário.   O principal assessor de Flavio Dino, Marcio Jerry presidente municipal do PCdoB desde cedo externou o sentimento das pessoas mais próximas, ele postou no Twitter a palavra “pesadelo”.

O enterro deverá acontecer em Brasília a onde o garoto morava com os pais, o local ainda horário ainda não foram divulgados.

Mensagem do blog.

Hoje nossas brincadeiras ficarão um pouco de lado, pelo simples fato de não haver espaço para humor quando no meio político a onde vivemos acontece uma tragédia. Perder um filho sem dúvidas é uma dor imensurável uma ferida que jamais será curada. Prestamos aqui nossas condolências ao colega Flavio Dino e a toda sua família, que a fé no todo poderoso seja um conforto para o coração e que as alegrias que Marcelo deixou em vida seja o combustível para continuar a tocar a vida em frente. 

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Aumenta onda de assaltos com festas carnavalescas em São Luís



Jornal Pequeno

Diversas ocorrências de assaltos – muitos deles a mão armada – infernizaram, durante o final de semana, os plantões da Polícia Civil em São Luís. De acordo com informações do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), quatro assaltantes foram presos e dois foram feridos na capital maranhense, em troca de tiros com a polícia.

Com a realização de festas pré-carnavalescas, aumentaram as ocorrências de assaltos em diversos pontos da cidade. Dois restaurantes foram alvo de assaltos no final de semana. No sábado (11), no bairro Cohajap, três homens em um Siena prata assaltaram os clientes e donos do Panquecas & Cia.

No início da tarde de ontem, quatro homens armados invadiram um restaurante de comida caseira no bairro Vinhais, renderam os clientes no banheiro e levaram os pertences, dinheiro e subtraíram objetos de alguns veículos estacionados.

Ontem à tarde, três assaltantes identificados como Rodrigo Michel Diniz Martins, Nélio Gomes Ribeiro e Carlos Alberto Diniz Ferreira foram detidos por policiais militares, quando invadiam a casa do açougueiro Elisandro Costa Rabelo, localizada na Vila Conceição, no bairro Altos do Calhau.

Ao registrar ocorrência no Plantão Central da Beira-Mar, Elisandro Costa Rabelo contou à polícia que, desde sábado (11), percebera uma movimentação estranha em frente de sua casa e também no seu açougue, no bairro São Francisco.

À polícia, o açougueiro contou que, antes de sair do açougue, no fim da manhã de ontem, recebeu a informação de que havia pessoas suspeitas perto de sua casa. Ele comunicou fato aos policiais militares do São Francisco, que pediram o apoio de mais uma viatura. A esta altura, os assaltantes já estavam na residência do comerciante praticando o crime.

Na chegada da polícia, houve troca de tiros e dois assaltantes ainda não identificados foram feridos e conduzidos para o Hospital Municipal Djalma Marques, o “Socorrão I”. Os outros três foram levados para o Plantão Central da Beira-Mar. Com os assaltantes, foram apreendidos joias, dinheiro e um notebook da vítima. Havia também em poder dos assaltantes uma moto sem placa e um táxi, que a polícia suspeita ter sido roubado.

Alessandra Santos Lopes foi presa ontem em flagrante, na Delegacia da Cidade Operária (Decop), acusada de cometer assaltos a lojas na região da Cidade Operária e áreas vizinhas. Segundo a polícia, Alessandra Lopes foi presa quando assaltava uma loja de roupas no bairro Jardim América, na manhã de ontem. Ela também é suspeita de outro assalto a uma loja de roupas, que aconteceu na tarde de sábado (11), no mesmo bairro.

O carnaval que Roseana proporciona aos maranhenses e para os cariocas.


Irresponsabilidade, esta é a palavra certa para definir o pré-carnaval organizado pelo Governo do Estado na Litorânea que acabou virando um campo de batalha entre os foliões. Um cidadão registrou tudo a que se resumiu a “festa”, brigas, garrafadas, correria, pessoas machucadas e pânico geral.



Qualquer evento que se realize de forma aberta ao público é necessário um planejamento para que se evite confusão e se garanta a integridade física das pessoas. Por ser aberto imagina-se que vira um grande público, ou seja, tem que a haver muito policiamento e seguranças particulares, já que só a Polícia não da conta e não possuí efetivo suficiente, como é um pré-carnaval muita bebida alcoólica será consumida os ânimos podem se exaltar e por isso evita-se que os foliões possam usar qualquer objeto cortante como arma, por isso não se vende garrafas em shows.

Pois o Governo do Estado fez tudo ao contrário, pouco policiamento, sem seguranças particulares e garrafas de vidro a venda, o resultado foi este, pânico geral, população indo embora cedo pelo medo, vários feridos e o que era para ser uma festa se tornou um drama.

Enquanto isso na Beija-Flor no Rio de Janeiro os ensaios da escola de samba acontecem na maior tranqüilidade, com muita musica e segurança bancada pelo governadora Roseana Sarney que assiste de camarote a tudo passiva como sempre se caracterizaram suas administrações.




As pessoas costumam dizer que o trunfo de Roseana é que ela sempre faz grandes carnavais e festa de São João, pelo jeito nem mais isso ela consegue realizar.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Governo corta recursos da segurança e da agricultura para investir em festa e publicidade



O deputado Rubens Pereira Júnior disse, na sessão desta quinta-feira (09/02), ao fazer um comparativo entre os orçamentos de 2010 e 2011, que foi surpreendido “ao constatar, mais uma vez, como esse governo, que seria o melhor da vida da governadora [Roseana Sarney-PMDB], gasta mal os recursos públicos do Estado do Maranhão, e os investimentos são ainda mais pífios”.

Rubens Júnior afirmou que isso acontece enquanto “o Brasil cresce a passos largos no caminho de um desenvolvimento sustentável, fazendo as reformas de base como tem que ser sob o comando da presidenta Dilma”.

O parlamentar contou que o estudo comparativo entre a execução orçamentária de 2010 e 2011, nas áreas essenciais do desenvolvimento do Maranhão é próximo de desastroso, sem falar nas áreas sociais, apesar de ter ocorrido um acréscimo no orçamento do ano passado de mais de R$ 2 bilhões.


De acordo com Rubens Júnior, tiveram uma evolução no aporte financeiro a comunicação para investir em publicidade e no turismo que acabou e repassar 9,5 milhões de reais para a Escola de Samba Beija-Flor do Rio de Janeiro.



JUROS DA DÍVIDA

Também houve aumento nos recursos para pagamento de juros e amortização da dívida de mais de R$ 100 milhões de um ano para o outro. Em 2011, de acordo com dados do Portal da Transparência, foram pagos R$ 900 milhões só de juros e encargos da dívida, mais do que foi gasto com Segurança Pública do Estado e mais do que foi investido nos salários de professores.

CORTES DIVERSOS

Mesmo com o aumento de recursos para a saúde, de acordo com o levantamento feito pelo deputado do PC do B, o atual governo teria cometido um erro irreparável, pois cortou o repasse da Atenção Básica em R$ 120 milhões.

“Em 2010, investimos na Atenção Básica R$ 250 milhões; em 2011, investimos na R$ 130 milhões e, se você não investe na Atenção básica, você vai ter que aumentar justamente a parte de assistência hospitalar e ambulatorial, na qual houve um aumento de mais de R$ 100 milhões, mas este governo não percebe que melhor que remediar seria prevenir, seria investir maciçamente na Atenção Básica”, lamentou, lembrando que o SUS age dessa forma.

Rubens Júnior citou vários outros exemplos, como o aumento para a área de comunicação. “Em 2011 foram gastos na Comunicação, que de pública não tem nada no nosso Estado, R$ 43 milhões. Em 2010, tinham sido gastos R$ 31 milhões”, contou. Citou ainda as pastas que tiveram cortes orçamentários, a exemplo da Segurança Pública, Agricultura, Habitação, Desporto e Lazer, Transportes e Reforma Agrária.

AL

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Jornalistas da Mirante enrolados.



Blogueiro ou blogueira?

Revoltado com as ameaças dos jornalistas da Mirante o também jornalista Cunha Santos postou hoje um desabafo em seu blog. Diz que como presidente justo do Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa do Maranhão não cederá às pressões. Porém o mais importante foi a denuncia que fez no final do seu texto, quando afirmou que irá pedir a Comissão de Ética do Comitê de Imprensa o descredenciamento do senhor Décio Sá, “... em virtude de relações sexuais escabrosas cometidas nas dependências do Poder Legislativo, conforme foi filmado, fotografado e enunciado no blog do advogado César Belo..." relatou.  O cabeça de ovo foi pego com seu macho em um situação bem constrangedora nas dependências da AL.

Jornalista beneficiada no Ceuma

As investigações da Polícia Civil que revelaram um sistema de fraude de notas na Universidade do Ceuma, podem respingar diretamente no centro jornalístico da Mirante. Uma importante âncora do jornal do meio-dia foi descoberta como uma das beneficiadas do esquema, devido ao tempo corrido a jornalista que falta muitas aulas se utilizou do esquema para seguir adiante nos períodos. Pela influência e pela credibilidade da Mirante que estaria em jogo o nome da jornalista estaria sendo mantido em sigilo para abafar o caso.  Não será surpresa se nos próximos dias a jornalista for citada e ir para a geladeira.

Roseana tenta botar moradores na rua, mas justiça impede




O Desembargador da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão, Jaime Araújo, SUSPENDEU o despejo do senhor Ademir Batista, membro da família Ribeiro, que tem como tios dona Babá de 82 anos e Olegário Ribeiro de 87 anos, ambos remanescentes dos povos Tupinambás.

O despejo da senhora Ademir Diniz foi ordenado pelo Juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública a pedido da Governadora Roseana Sarney. O despejo estava previsto para a última sexta-feira(2), sendo suspenso pelo Desembargador Jaime Araújo.

O vínculo de parentesco entre os atuais Ribeiros com seus ancestrais Tupinambás comprovam-se pela carta endereçada à rainha Maria I, de Portugal, em 20 de setembro de 1970, conforme citação abaixo:

“Requerimento do índio da povoação da Vila de Vinhais Velho da capitania do Maranhão, Manoel Ribeiro, à rainha de Portugal Maria I, em que solicita a tomada de providências contra arbitrariedades e violências praticadas pelo governador da capitania, Fernando Pereira Leite Foios, e pelo sargento-mor, Antonio José Brito de Abreu e Lima, contra os índios, não respeitando os direitos concedidos pela rainha. Sobretudo, o suplicante a quem haviam tirado as terras que eram suas por direito”.

Do ponto de vista histórico, Vinhais Velho é um sítio arqueológico, ocupado por remanescentes dos índios Uçaguaba, dos Tupimambás – com grande importância histórica, sendo, portanto, patrimônio cultural brasileiro nos termos dos artigos 20 e 216 da Constituição brasileira. Assim ficam preservados: a Igreja de São João Batista; o Cemitério, de 1690; o Porto de Embarque e Desembarque, construído em 1960; a Escola Municipal Oliveira Roma, da década de 1970; as fontes naturais, reservas naturais de mangues, juçaras, ipês e outros.

É este patrimônio histórico que a Governadora Roseana Sarney e o Secretário de Infraestrutura, Max Barros, querem destruir com a famigerada Via Expressa, conhecida como Via Depressa, Via Shopping ou Via Secreta.  Vamos continuar lutando com a lei, o direito e a justiça.

Agradecemos ao Tribunal de Justiça, na pessoa do Desembargador Jaime Araújo, pela decisão justa e prudente de suspender o despejo dos herdeiros dos nossos antepassados.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Moradores reclamaram da demora no serviço 190 da Polícia




Bancos explodidos no interior a onde a situação é ainda pior, mostram a falta de segurança e a demora da Polícia na hora de agir e prevenir as ocorrências, fruto do despreparo e na falta de investimento do Governo.



O serviço do 190 da Polícia Militar seria para urgência dos cidadãos na hora de pedir socorro, porém no Governo Roseana Sarney o serviço recebe criticas da população que denuncia que as chamadas não são atendidas.

Um caso ocorreu nesta terça-feira, uma seguidora do blog da Roseangana, mandou recado indignada com o serviço do 190 da Polícia Militar. De acordo com a denunciante, nesta madrugada, bandidos tentaram arrombar a sua residência, ela escutou a movimentação e correu para ligar para o 190. O agente do Centro Integrado de Operações de Segurança o Ciops que é o órgão que recebe essas chamadas, mandou a vitima aguardar que seria enviada uma viatura ao local, o tempo passou e nada da Polícia aparecer. Então a dona de casa retornou a ligação e para sua surpresa a chamada ainda não havia sido registrada para o envio de uma guarnição. Por sorte os vizinhos ouviram a ação dos bandidos que acabaram fugindo.

O engraçado é que para evitar este tipo de situação e diminuir o tempo entre a chamada da ocorrência e a chegada da guarnição da Polícia Militar a Secretaria de Segurança Cidadã no governo anterior criou a Patrulha do Bairro, a onde uma viatura com o número de celular grifado no carro circulava por um bairro, para prestar a segurança aos cidadãos e se familiarizar com os moradores.

Quando Roseana Sarney assumiu o Governo após o golpe, a primeira medida do secretário Raimundo Cutrim foi acabar com a Patrulha, porém devido ao clamor da sociedade retornou o projeto e o rebatizou da Ronda da Comunidade. Mas sem a metodologia da gestão anterior as viaturas circulavam por todos os lugares da cidade sem um raio especifico do município e o objetivo de agilizar a chegada da viatura a ocorrência e de criar um vinculo com os moradores foi esquecido. O resultado claro foi negativo os índices de violência que haviam diminuído aumentaram e os problemas de demora nos atendimentos de urgência voltaram acontecer como no caso acima descrito.

Os 9,5 milhões para a Beija-Flor e o fechamento das escolas do Estado: “Roseana gosta é de escola de samba”




O deputado Marcelo Tavares (PSB), líder do Bloco Parlamentar de Oposição na Assembleia (BPO), reafirmou a denúncia do gasto de R$ 9,5 milhões do governo do Estado com despesas de apoio ao carnaval da Escola de Samba Beija-Flor de Nilopólis. Em determinado trecho do seu discurso, Tavares fez um paralelo da medida tomada pelo governo de fechar diversas escolas da rede estadual em vários municípios com os milhões oriundos dos cofres públicos do Estado que estão sendo investidos na escola de samba do Rio de Janeiro.

“A governadora Roseana fecha as escolas de ensino médio e passa o dinheiro para a Beija-Flor. Governadora Roseana, quando a senhora disse que ia abrir escolas, que a senhora ia investir em escolas, o povo do Maranhão imaginou que eram escolas da rede fundamental e da rede do ensino médio, mas na verdade está investindo é em escola de samba. As escolas que a governadora Roseana gosta não são as do ensino médio, que ela está fechando conforme denúncias do deputado Rubens Júnior, são as escolas de samba, infelizmente as escolas de samba não podem fazer com que o povo maranhense melhore de vida”, disparou Marcelo.

Em seguida, o oposicionista arrematou: “A escola que a governadora Roseana gosta é escola de samba, e nem é mais a Flor do Samba que antigamente era tida como a escola preferida da família Sarney, a escola agora é a Beija-Flor de Nilópolis. Nem a Flor do Samba, nem a Turma do Quinto, nem as escolas de samba tradicionais do Maranhão eu acho que recebe tantos recursos como a Beija-Flor”, criticou Tavares.

Para quem nunca gostou de frequentar uma escola ou instituição de ensino, não causa estranheza dar preferência a escolas de samba


Cutrim

Um pequeno relato das relações de juízes, ministros e senadores.


A boa-fé do ministro a serviço de José Sarney


As notícias relativas à existência de super-salários no Senado e na Câmara são antigas.

Mas não abalam o relator dos processos no TCU (Tribunal de Contas da União), ministro Raimundo Carreiro.

Por uma única razão.

Os super-salários foram recebidos de “boa-fé” pelos funcionários, diz ele.

Ou seja, não se pode responsabilizar ninguém por ganhar acima dos limites constitucionais.

Tudo bem, o ministro até pode estar certo.

Se eu abro o meu contra-cheque e encontro lá uma pequena fortuna, eu também não reclamaria. Acharia ótimo.

Mas iria pelo menos tentar descobrir o motivo pelo qual estava sendo premiado com um super-salário.

E acabaria encontrando alguém, ou alguma razão que o justificasse.

Processos no TCU  apontaram que 1.588 funcionários do Congresso ganharam  supersalários – 476 no Senado e 1.112 na Câmara – segundo uma série de reportagens do site Congresso em Foco. O levantamento aponta ainda inúmeras irregularidades nas folhas de pagamento das duas Casas.

No entanto, o ministro do Tribunal de Contas da União, Raimundo Carreiro disse ao repórter do site, Eduardo Militão,  que não deverá responsabilizar nenhum dos políticos e diretores da administração do Congresso pelos problemas encontrados pelos auditores do tribunal.

Também acredita que os funcionários não podem ser cobrados a devolver os rendimentos recebidos a mais. Afinal os excessos foram recebidos de “boa-fé”.

Duvida mesmo até mesmo que a quantidade de casos irregulares no Senado seja aquela apurada pelos técnicos do TCU.

Vai mais longe o dito ministro.

Diz que o presidente do Senado, José Sarney,  com o fim das horas extras, já resolveu a maior parte  dos problemas que afetaram a imagem da Casa. Sejam a questão dos super-salários, sejam as ilegalidades na folha de pagamento.

Ou seja, o ministro Raimundo Carreiro comete várias irregularidades na entrevista que deu ao colega Eduardo Militão.

A menos grave delas é  fato de que está adiantando seu voto como relator do processo.   “Essa questão do teto, lá no Senado está resolvida”, afirmou ele na entrevista.

Sabe-se que a posição do ministro Carreiro não é unânime e talvez nem seja majoritária no TCU.

Ao defender Sarney e Cia na verdade o senhor Raimundo Carreiro está simplesmente retribuindo o presidente do Senado pela sua nomeação para o Tribunal de Contas.

Durante 12 anos ele serviu à Mesa do Senado, como secretário-geral.

Quem acompanha a TV Senado certamente se lembrará daquela figura austera, mas sempre prestativa, que, nas sessões ordinárias, transportava das pilhas de processos, aqueles que o presidente pré-selecionava para colocar em discussão.

Tarefa similar a de um contínuo. Claro que um contínuo de luxo e remunerado como tal.  Se não tiver sido beneficiado por alguma dádiva dos céus, com 26.723 reais por mês.

Portanto tudo dentro da lei e, mais importante, pago e recebido “de boa fé”.

P.S. – A auditoria do TCU indicou como “responsáveis” por rombos que somam R$ 157 milhões na folha de pagamento vários ex-diretores do Senado, como o hoje deputado distrital de Brasília Agaciel Maia.

Tão Gomes-Carta Capital

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Notas da Rose


Justiça manda Senado devolver farra de horas extras e  passagens de Roseana  e companhia. 

A juíza Vânia Hack de Almeida, da Justiça Federal do Rio Grande do Sul, determinou a devolução aos cofres públicos de R$ 6.252.008,92 pagos a 3.883 funcionários como adicional de hora extra, em janeiro de 2009, época de recesso parlamentar no Senado. A medida é em decorrência dos escândalos denunciados em 2009 no Senado Federal pelos excessos de diárias e passagens dos senadores.


Ação foi provocada por uma ação popular proposta em 31 de março de 2009, a magistrada, em caráter liminar, já havia determinado em novembro passado a devolução do montante.


O pagamento das horas extras foi revelado pelo jornal Folha de S.Paulo em 10 de março de 2009. Na época, a imprensa nacional já vinha noticiando excessos de prerrogativa de senadores e servidores – como uso indevido de passagens aéreas pela então senadora Roseana Sarney (PMDB), hoje governadora do Maranhão.

Um recado ao deputado Bira do PT.

Caro deputado não adiante o senhor lançar sua candidatura a Prefeitura de São Luís, porque mesmo que vença as prévias, a decisão do partido virá lá de cima, como ocorreu em 2010 e ocorrerá nesta ano. A candidatura de Washington é uma "gentileza" de Sarney ao PT para formar a mesma aliança em 2012. É triste nossa política? É sim! Mas é preciso dançar conforme a musica para não ficar de fora do baile na hora de escolher seus pares.

Recado II

"Macaxeira que é plantada ao lado de ervas daninhas sempre apodrece"

Blocos 

Por falar na Assembléia Legislativa do Maranhão, não entendo essas divisões dos blocos no parlamento, um dia um ta aqui no outro acolá e trabalho que é bom nada. Dizem que o tempo na bancada é o que vale na hora de compor os grupos . Mais aí eu pergunto, que grande diferença iria fazer para alguns deputados que jamais fizeram um pronunciamento e mal pisam na casa do povo? Em tempos os deputados da oposição que deveriam cobrar maior agilidade no processo de cassação de Roseana nem tocaram no assunto.

Da Rosengana aos amigos do Facee

O ano mal começou e a AL já pegou fogo, tudo fruto de quem? de quem? minha obviamente que sou a governadora e o centro das atenções. Mal ou bem falem de mim que sou poderosa e absoluta. Aliás sobre o carnaval quero dizer uma coisa, realmente vai ser bastante caro haja vista que festa minha tem que ter muito glamour e como $$ não sai do meu bolso gasto mais ainda. É como o pessoal lá em casa fala "já que não damos escola, saúde e segurança vamos pagar uns cariocas para se vestirem de boi sambarem até a madrugada para o nosso povo todo assistir tudo pela tela da nossa TV".kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Governo Roseana Sarney gastará R$ 9,5 milhões com a Beija-Flor



O líder do Bloco Parlamentar de Oposição (BPO), Marcelo Tavares (PSB), acusou o governo do Estado, na sessão desta segunda-feira (6), de haver gastado R$ 3,5 milhões apenas com o réveillon da Avenida Litorânea, em São Luís, e que ainda está gastando mais R$ 9,5 milhões na escola de samba Beija-Flor, para ter o Maranhão como tema de samba-enredo.

Marcelo Tavares rebateu a defesa do deputado Magno Bacelar (PV), que disse que os recursos para bancar o desfile da escola viriam da iniciativa privada.

“Como esse governo faz tudo escondido, pelas informações que eu tenho, esse desfile vai custar ao povo do Maranhão nove milhões e quinhentos mil reais. Há um primeiro contrato celebrado no ano passado entre a Secretaria de Estado do Turismo no Diário Oficial do dia 28 de setembro, onde a Secretaria se compromete a pagar um milhão e meio para Beija-Flor, já pagou um milhão e meio para a Beija-Flor desde o ano passado”, afirmou Tavares.

O oposicionista mostrou a resenha do termo de contrato entre a Secretaria de Estado do Turismo do Estado, publicada no Diário Oficial, apontando que o dinheiro vem realmente dos cofres públicos.

“Estão aqui o contrato publicado no Diário Oficial: contrato, Secretaria de Estado do Turismo, resenha de termo de contrato entre a Secretaria de Estado do Turismo, que não é uma empresa privada e o samba, a Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis. Não são as empresas privadas que estão financiando a Beija-Flor, não são. Quem está financiando a Beija-Flor é o povo do Maranhão, por decisão desta governadora que está aí no poder”, ressaltou.

Marcelo lembrou que o contrato foi assinado com uma escola de samba que é controlada por um bicheiro, que foi preso recentemente pela Polícia no Rio de Janeiro e junto com ele apreendidos carrinhos de supermercados cheios de dinheiro.

“A escola de samba Beija-Flor de Nilópolis tem como mandatário aquele bicheiro preso recentemente, e, sabe-se lá, se não tinha dinheiro do povo do Maranhão naqueles carrinhos que foram apreendidos”, ironizou. “Estou até torcendo para que a Beija-Flor vença, porque depois de levar tanto dinheiro do povo do Maranhão se ainda perder o carnaval, eu acho que a tristeza fica ainda maior”, completou.

O líder do BPO frisou por diversas vezes que quem está pagando a escola de samba é a população, através do Governo do Maranhão, por decisão da governadora Roseana Sarney (PMDB). Voltou a dizer que possui as provas documentais de todas as denúncias e solicitou, no caso do réveillon, o detalhamento dos gastos feitos com cada artista contratado.

O socialista detalhou o outro contrato para pagar a Beija-Flor, desta vez feito pela Secretaria de Comunicação do Estado e uma empresa do ex-deputado Nan Souza. “E está aqui outro contrato, resenha de contrato: O Governo do Estado do Maranhão através da Secretária de Estado e Comunicação Social, Sergio Macedo Secretário, SECOM e Fundação São Luís Convenções e Eventos, quem assina por ela hoje é o ex-deputado Federal Eleotério Nan Souza, no valor de R$ 08 milhões. Esse dinheiro é dos impostos pagos pelo povo do Maranhão”, denunciou o deputado.

Enquanto isso, de acordo com Marcelo Tavares, São Luís é a quinta cidade mais violenta do país e a 27ª do mundo, mais até do que cidades dominadas pelo narcotráfico. “O nosso povo vive nas piores condições entre todos os Estados brasileiros, e esse dinheiro não vai só para a mão da Beija-Flor, vai também para pagar os aviões da alegria que vão levar os amigos das autoridades desse Estado, talvez até autoridades, eu não sei, com despesas pagas pelo contribuinte”, alertou.

Marcelo disse que vai solicitar a listagem dos passageiros que viajarão para o desfile da escola, para descobrir se não estará no avião políticos ou apadrinhados; em vez de apenas os brincantes que vão participar do desfile.

“Eu vou nessa semana começar a discutir os valores gastos pelo atual governo, pela senhora governadora Roseana Sarney, que governa cada vez menos na verdade. Já é muito raro ter a oportunidade de presenciar a governadora em qualquer solenidade pública, cada vez mais ausente da administração, mas as festas do governo continuam de vento em polpa, e eu começarei esta semana a apresentar os requerimentos de informações, para saber por que este Governo gasta tanto em festas sem licitação”, finalizou.

John Cutrim

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Janeiro chega ao fim com o registro de 59 assassinatos




Segundo levantamento feito pelo Jornal Pequeno, com base nos registros do livro de ocorrências do Instituto Médico Legal (IML), o ano de 2012 começou mais violento do que 2011. O mês passado chegou ao fim com a marca de 59 assassinatos, em toda a região metropolitana de São Luís, superando o mesmo período dos dois últimos anos, 2011 (54) e 2010 (51).

Todas as 59 pessoas mortas no mês passado eram do sexo masculino, sendo que a maioria estava na faixa etária entre os 20 e os 30 anos, um total de 30 vítimas. Destas, três eram adolescentes, de 16 anos, e foram mortas com uso de arma de fogo: Lauderson dos Santos, Felipe Martins Lindoso, o 'Bob'; e Erivan de Jesus Pires Serqueira. Somente um idoso foi morto, Ludgero Ferreira, de 71 anos, assassinado no Residencial Tiradentes – área da Cidade Olímpica, também com uso de arma de fogo.

De acordo com o levantamento, igual aos outros meses, na maioria dos crimes cometidos em janeiro foi usada arma de fogo, um total de 40. Outros 15 assassinatos foram cometidos com uso de arma branca e quatro com por outros meios, espancamento, pauladas e gargalos de garrafa.

Dos assassinatos ocorridos em janeiro deste ano, o que ganhou maior repercussão na imprensa foi o que vitimou os irmãos José Mauro Alves de Queiroz, de 57 anos; e José Queiroz Filho, 68. Eles foram mortos no dia 11, dentro da empresa Replub, instalada na BR-135, da qual eram sócios proprietários.

A morte dos irmãos empresários está sendo investigado pela Polícia Civil como um crime de encomenda, devido ao fato de o autor do crime já ter chegado perguntando pelo nome de uma das vítimas (José Queiroz Filho) e ainda porque nada foi levado do escritório da empresa. O caso está sob a responsabilidade do delegado Roberto Vagner Fortes, do 12º Distrito Policial (DP), no Bairro do Maracanã. O retrato falado do suposto pistoleiro foi divulgado, mas até ontem não havia pistas do autor e nem dos possíveis mandantes desse homicídio.

Desovas – A Polícia Civil do Maranhão está investigando três crimes ocorridos no mês passado e que possui características de desova, todos foram cometidos durante a noite, sem que ninguém testemunhasse e os corpos das vítimas jogados em lugares de pouco fluxo de pessoas. Os três assassinatos ocorreram na zona rural de São Luís, nas localidades Vila Magril, Juçatuba e Tajaçoaba, tendo sido mortos José Nilson dos Santos, de 31 anos, morador da Vila Itamar; Carlos Magno da Costa, 22, que residia no Bairro do Bom Jesus – área do Coroadinho; e Domingos do Espírito Santo Costa, 29, que morava na Cidade Olímpica.

(*Colaborou Gabriela Saraiva)

RELAÇÃO DAS PESSOAS MORTAS EM JANEIRO

1 – Fredson Douglas Frazão, 28 anos (arma de fogo)
2 – Kerlison Carlos Coelho Costa, 20 anos (arma branca)
3 – Edson Fernandes Moura, idade não informada (arma de fogo)
4 – Francisco Fernandes da Silva, idade não informada (arma de fogo)
5 – Valbino Pereira Paixão, 24 anos (arma de fogo)
6 – Levi Santos Silva, 47 anos (arma branca)
7 – José de Ribamar Cordeiro, 37 anos (arma branca)
8 – Gustavo André Cruz de Lima, 21 anos (arma de fogo)
9 – Genilson da Luz Mendonça, 31 anos (arma de fogo)
10 – Eduardo Ferreira – 'Pinguelão', 21 anos (arma de fogo)
11 – Lauderson dos Santos, 16 anos (arma de fogo)
12 – Gabriel Luís Pereira Costa, 20 anos (arma de fogo)
13 – Nivaldo Costa de Jesus, 28 anos (arma branca)
14 – Izaac Garcês de Oliveira – 'Tamaguinho', 22 anos (arma branca)
15 – Márcio Cesar Dias Boaventura, 23 anos (arma de fogo)
16 – José Mauro Alves de Queiroz, 57 anos (arma de fogo)
17 – José Queiroz Filho, 68 anos (arma de fogo)
18 – Gilvan Cardoso Reis, 31 anos (arma de fogo)
19 – Rômulo Rafael Vieira Ferreira, 21 anos (arma de fogo)
20 – Leandro Ferreira de Mello, 24 anos (arma branca)
21 – Leudo Soares Rodrigues, 32 anos (arma de fogo)
22 – Raimundo de Jesus Reis Barbosa, 42 anos (arma de fogo)
23 – Israel Ferreira – 'Isa', 29 anos (arma de fogo)
24 – Railson Nascimento Torres – 'Beijinho', de 21 anos (arma de fogo)
25 – Diego Vinicius Mendes de Souza, 22 anos (arma de fogo)
26 – Josivaldo Ferreira Lima, 26 anos (arma de fogo)
27 – Cledson Simão Silva, 35 anos (arma de fogo)
28 – José Fernando Nascimento de Souza, 33 anos (arma branca)
29 – Naewerton Werick da Silva Ribeiro, 19 anos (arma de fogo)
30 – Paulo Victor Matos Coimbra Silva, 18 anos (arma branca)
31 – Jotacy Pereira de Lago, 31 anos (arma de fogo)
32 – Bruno Michael Pacheco Pereira, 22 anos (arma de fogo)
33 – Carlos Gregório dos Santos, 29 anos (arma branca)
34 – Raimundo Soares da Silva Filho, 32 anos (espancamento)
35 – Valdir da Conceição de Sousa, 22 anos (arma de fogo)
36 – Felipe Martins Lindoso – 'Bob', 16 anos (arma de fogo)
37 – José Raimundo Ferreira Docarmo, 19 anos (arma de fogo)
38 – José de Ribamar Pastor Alves, 37 anos (pauladas e gargalo)
39 – Erivan de Jesus Pires Serqueira, 16 anos (arma de fogo)
40 – Ailson José Lopes, 30 anos (espancamento)
41 – Gerson Barbosa dias, 37 anos (espancamento)
42 – José Nilson dos Santos, 31 anos (arma de fogo)
43 – Ludgero Ferreira, 71 anos (arma de fogo)
44 – Carlos Eduardo Silva, 27 anos (arma de fogo)
45 – Carlos Magno da Costa, 22 anos (arma de fogo)
46 – Domingos do Espírito Santo Costa, 29 anos (arma branca)
47 – Claudio Benício Cantanhede, 36 anos (arma branca)
48 – Josivaldo Alves da Silva – 'Joca', 22 anos (arma de fogo)
49 – Raimundo Nonato Lindoso Alves, 29 anos (arma branca)
50 – Edson Antônio Nogueira Pereira, 24 anos (arma de fogo)
51 – Augusto Papa Machado Filho, 32 anos (arma de fogo)
52 – Wadsoney dos Santos Ferreira, 26 anos (arma de fogo)
53 – Roberto Amaral Durans, 23 anos (arma branca)
54 – Anderson Dias da Silva, 21 anos (arma fogo)
55 – Wendel Paixão de Almeida, 22 anos (arma branca)
56 – Mamede Teixeira, 45 anos (arma branca)
57 – Genivaldo Pereira Rocha, 21 anos (arma de fogo)
58 – Eduardo Cardoso, 30 anos (arma de fogo)
59 – Fabrício da Silva (arma de fogo)

IML registra duas mortes na manhã de sábado

O Instituto Médico Legal registrou, na manhã de ontem (4), a entrada de dois corpos, ambos procedentes do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura, o Socorrão 2. As vítimas morreram por uso de arma de fogo e queda.

O corpo de Cleon de Jesus Araújo, de 36 anos, deu entrada no IML, às 8h, vítima de queda. Cleon morava na Rua C, quadra 8, casa 29, no Conjunto Paranã. Ele era filho de Itamar Pereira Diniz e Maria Araújo Diniz.

Edson Meireles Everton, de 26 anos, também deu entrada no IML, às 8h, vitima de arma de fogo. Edson morava na Avenida Brasil, quadra 52, casa 12, Vila Janaína; era filho de João batista Penha Everton e Maria das Mercês Meireles.

JP

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Governo redecora residência oficial de Washington por R$ 410 mil



Tudo bem que se diga que o vice-governador Washington Oliveira, do PT, é peça decorativa no melhor governo da vida de Roseana Sarney.

Mas não precisava levar tão ao pé da letra.

No dia 5 de janeiro passado, a Casa Civil assinou contrato, através de pregão, com a empresa Modulados Inteligente Comércio de Móveis Ltda. no valor de R$ 410.297,00 para fornecer móveis e artigos de decoração para atender a demanda da residência oficial do vice, no bairro do Turú.

Oliveira terá toda a pompa e circunstância para garantir a sua indicação pelo PT, como candidato a prefeito em uma aliança com o PMDB.

410 mil reais em móveis e decoração é o preço de um apartamento na área nobre de São Luís.

É o PT em berço esplêndido, no fio egipcio e na pena de ganso…

 por Garrone

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ricardo Murad se desespera com boatos de investigação da PF na Saúde




O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad,  cunhado da governadora Roseana Sarney, passou o dia de ontem buscando informações sobre provável investigação pela Polícia Federal de denúncias de irregularidades na sua Pasta. Se preocupou com o que não viu e quase acerta naquilo que ainda nem assistiu.
Não é seguro afirmar que a PF esteja investigando sua gestão na Saúde. E nem se deve negar que desde 2009 a aplicação dos recursos do SUS não estejam na mira das investigações.

Um dossiê contendo inúmeras denúncias da aplicação desvairada na Saúde está na Procuradoria Geral da República no Maranhão, desde novembro do ano passado. E nada mais. O blog teve acesso aos documentos.

Maior que sua estatura, a esperteza. Murad não assinou nada, nem como secretário. Nos documentos suspeitos ou eivaidos de irregularidades lá estão os nomes de Fernando Neves ( um dos seus adjuntos, até 2010; Márcio Leite (seu eterno escudeiro) e Sérgio Senna de Carvalho, que tem um filho casado com a filha de Murad. O resto é só conversa de beira de esquina.

O cunhado da governadora já passou por piores momentos, até quando espalharam uma operação da PF para prendê-lo  e Murad teve que se abrigar nas asas do presidente do Senado federal, José Sarney. Ele é um arquivo vivo e que pode levar à morte a atual República do Maranhão. Mas nada comprovado, ou não.

Ontem, o secretário de Saúde usou sua mídia mais próxima para falar do assunto, acreditando que o blog do luiscardoso.com.br tem informações privilegiadas na PF. Nem Cristo acredita. Ou nem Deus duvida. O blog sabe de algumas operações, na verdade, mas se reserva ao direito de não publicá-las para não atrapalhar as investigações.

Irregularidades formam uma montanha nas ações nada transparentes na gestão da Saúde. Cobranças de propinas altas às empresas que prestam serviços para o setor são inúmeras, ou não. O blog tem conhecimento de algumas (ou várias?), mas não pode atrapalhar as investigações.

Murad, pode dormir o sono dos anjos, sem se incomodar com o blog e talvez com as investigações. E de resto, continuar fazendo seu atrapalho, ou melhor, trabalho.

Luis Cardoso

Shopping da família de Roseana Sarney descumpre lei e cobra estacionamento




Na cara de pau , shopping da governadora cobra estacionamento de clientes


A governadora Roseana Sarney deve andar meio confusa e estressada nos últimos tempos, devido a processo de cassação que sofre e as diversas denuncias que volte e meia surgem na imprensa.

Tantos problemas fazem a governadora “esquecer” de cumprir leis que são determinadas pelo município e pela Assembléia Legislativa. Desde 2009 já vigora em São Luís lei de autoria do vereador Chico Viana (PSDB) e sancionada pelo prefeito João Castelo que excluí dos clientes a obrigação de pagar estacionamento em hospitais, clínicas, shoppings, supermercados, aeroportos e rodoviárias.

Porém o São Luís Shoppings a onde a família Sarney possuí participação descumpre a determinação e continua a cobrar dos clientes valor referente ao estacionamento. Mesma situação ocorre no Shopping Rio Anil e no Shopping do Automóvel.

A situação é tão constrangedora e a governadora fecha os olhos completamente para a situação, que o mesmo projeto foi criado pelo deputado Marcos Caldas, mas a nível estadual para os cidadãos do interior também não tivessem que pagar por dois serviços, tal cobrança é ilegal, dentre outros vários motivos, por caracterizar uma venda casada.

A Lei Estadual 1204/2009, aprovada pela Assembléia Legislativa do Maranhão no dia 06 de dezembro em síntese, estenderá os efeitos da Lei Municipal para todo o Estado.  Porém ainda não esta em vigor porque não foi sancionada pela Governadora Roseana Sarney.

De fato as atribuições de um chefe de Estado são terríveis devido ao excesso de agendas e reuniões, mas é claro que projetos que beneficiem diretamente a população deveriam ser prioridade. Porém a governadora não faz nenhum tipo de esforço e claro neste caso, ao interesse empresarial da sua família e sócios que perderiam com aplicação da Lei. É incrível, mas parece que para a governadora Roseana Sarney transgredir os direitos e criar suas próprias leis é o primeiro termo da sua constituinte.