terça-feira, 27 de março de 2012

Narcisismo, a teoria do Sarneysismo e seus desfechos


Culto a própria imagem de Sarney beira a loucura



O Portal IG trouxe neste final de semana uma matéria que relata o estado de abandono a que se encontra o Convento das Mercês a onde deveria funcionar a Fundação José Sarney e que estão guardados todo o acervo do Presidente do Senado. Mesmo após a estatização por parte da governadora Roseana Sarney o local se encontra sem o menor cuidado.

De fato o abandono de um dos pontos turísticos especiais de São Luís é uma tristeza para a cidade e para os ludovicenses que observam a arquitetura secular se deteriorar, apesar dos gastos e impostos investidos pela população depois da malfada lei criada por Roseana que transformou a Fundação José Sarney em Fundação de Memória Republicana. Mas o que mais chamou a atenção foi à revelação feita pela reportagem de uma sala reservada no convento, onde o velho oligarca guarda quadros em que ele e seus filhos são retratados como figuram bíblicas, uma verdadeira profanação a igreja católica e as tradições religiosas.

De acordo como psicanalista Andrew Morrison, “em psicologia e psiquiatria, o narcisismo excessivo é o que dificulta o individuo a ter uma vida satisfatória, é reconhecido como um estado patológico e recebe o nome de Transtorno de personalidade narcisista. Indivíduos com o transtorno julgam-se grandiosos e possuem necessidades de admiração e aprovação de outras pessoas em excesso”.  Já na Psicanálise o narcisismo é visto por Freud como um modo particular de relação com a sexualidade, de reconhecer a sua imagem e figura.  Acredito que Sarney, perante sua sexualidade esta bem resolvida, porém em relação a sua imagem sofre de grave transtorno.

Não existe nos dias atuais um cidadão que necessite tanto de afagar o próprio ego quanto Sarney, nem mesmo nos países muçulmanos a onde a personificação é tratada de maneira mais comum. Para se enxergar, vale tudo, rasgar a constituição e colocar o nome da família em prédios públicos, montar empresas de comunicação e dar entrevistas sucessivas, exaltar os próprios feitos mesmo sem o reconhecimento, gastar milhões em publicidade e agora o absurdo se comparar a padres e santos e mandar confeccionar quadros com ele e sua família em passagens bíblicas. Claro que não posso analisar a patologia de Sarney, mas loucura é aquilo que foge ao senso comum, narcisismo cultua a própria imagem e isso qualquer observador por mais desligado que seja percebe, alias as imagens mostram, mesmo que de forma subliminar, como Sarney enxerga seu mundo e a posição de cada filho.

Roseana pintada como uma santa, com um véu sobre a cabeça e uma faixa de governador no peito mostra a filha querida do presidente do Senado, figura que ele considera sem defeitos (tal como uma santa) e que ele sempre quis no Palácio dos Leões; Fernando como pastor de ovelhas é o que toca os negócios da família, não deixa que o grupo se dissipe e é responsável por alimentar a casa; O velho oligarca surge com um padre bondoso e acima de qualquer suspeita, que houve as confissões, corrige os erros e aconselha. Sarney Filho é excluído, porque nunca fez parte do coração do pai.

Por sorte, toda essa verdadeira loucura revelada pela reportagem tem um final feliz para o povo e triste com os tiranos, tal como ocorreu com Saddam e Muraback. A etimologia da palavra “Narcisismo” conta que é derivada da Mitologia Grega.  Narciso era um jovem e belo rapaz que rejeitou a ninfa Eco, que desesperadamente o desejava. Como punição, foi amaldiçoado de forma a apaixonar-se incontrolavelmente por sua própria imagem refletida na água. Incapaz de levar a termos sua paixão, Narciso suicidou-se por afogamento.

Daqui alguns anos sarneysismo será sinônimo de narcisismo e a história no Wikipédia, a enciclopédia livre, irá ser contada desta maneira:

  Sarneysismo é uma palavra do português derivada da Maranhensidade. Sarney era um líder tirano no final do século 20 e começo do século 21 no Brasil, dominava de forma truculenta a região do Maranhão.  Com sua ganância e poder matou adversários, devastou comunidades e assolou com a pobreza todo o seu reino, fez pactos com o diabo através da magia negra do Bita e ficou no poder por longos anos. Apaixonado pela própria imagem e obcecado pela filha Roseana, a levou ao comando do seu reino. Pela falta de habilidade e o desgaste com a plebe de sua primogênita, Sarney viu seu reino afundar.  Fora do reino em 2014, viu a filha internada em um hospital psiquiátrico anos mais tarde, o filho mais velho, Fernando, condenado a prisão por diversos crimes e todos seus aliados se voltaram contra a dinastia sarneysista.   Isolado, viu cada vez menos sua imagem aparecer e acabou em depressão agravada pela doença de Parkinson que o acompanhou e grande parte de sua vida. Cansado pelo ostracismo suicidou-se com veneno, após ver sua empresa de comunicação ser fechada em operação da Polícia.









Um comentário:

  1. se isso viesse a acontecer,finalmente seriamos um povo liberto.

    ResponderExcluir