quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Futuros candidatos de Roseana se calam perante a greve dos militares.






                    Max Barros é o mais novo brinquedo da governadora


Em 2011 um ano antes das eleições municipais Roseana Sarney nos apresentou dois nomes pelas quais tentará manter a oligarquia Sarney no Maranhão. A governadora apresentou para as eleições municipais no próximo ano Max Barros e para o governo em 2014 Luís Fernando, ambos são secretários de governo e do PMDB partido da governadora.

Pois na maior crise do governo os dois se esconderam, não emitiram opinião, não estiveram à frente da negociação para justamente não se queimarem com uma classe imensa para a próxima eleição. Quem ficou a frente foi João Alberto que já é senador pelos próximos oito anos e teria menos a perder do que os futuros candidatos de Roseana.

Alguns blogs da Mirante resolveram inclusive mudar o assunto discutido atualmente no Estado que a greve dos militares e afirmaram que Luis Fernando continua o trabalho a frente da Casa Civil.


Mas o fato é tanto Luis Fernando quanto Max Barros deveriam se posicionar neste momento, mostrar que possuem pulso para os cargos que desejam, mas preferiram recuar. Max Barros inclusive, já fez parte da Comissão de Segurança Pública da Assembléia, sempre fez discursos voltados para segurança, porém diante de um caso gravíssimo de paralisação no serviço policial pensou, mas com o bolso e politicamente não como um conciliador, pensou mais nas eleições do ano que vem e menos no povo, uma entrada no debate o desgastaria perante a classe perdendo muitos votos com os quais ele conta no próximo ano.  

São com este tipo de pessoas que a governadora pretende manter seu poder, brinquedinhos que ela manuseia e silencia na hora que quiser.

Funcionários do Governo tentam desqualificar greve dos policiais via Rádio Mirante.

A mídia manipuladora do Governo capitaneados pela Mirante resolveu agir diante das ciritcas sucessivas e da repercussão negativa da posição do governo perante a greve dos Militares pela população. Desde esta segunda-feira os funcionários do Governo ligam para os programas de Rádio da Mirante AM, principalmente pela manhã no programa do jornalista Roberto Fernandes e a tarde no Abrindo o Verdo do jornalista Geraldo Castro.


 Nesta segunda-feira alguns supostos ouvintes entravam ao vivo pelo telefone na Rádio e com um discurso ensaiadinho falavam a mesma coisa algo do tipo: "Essa greve é ilegal", "a governadora quer negociar mais os policiais não querem" "os policias ganham muito mais que um servidor administrativo...Para no final completar "mas olha Geraldo eu não trabalho no governo não".


O discurso foi bem ensaiado porém mentiroso, primeiro porque toda greve que se instaura no Governo Roseana Sarney é considerada ilegal pela justiça, não interessam os motivos; em segundo lugar quem nunca quis negociar com a categoria foi a governadora, os policiais desde 2010 tentam acertar com o governo e nenhum encontro é marcado e por fim obviamente que um policial receba mais que um servidor comum, até porque arrisca sua vida, se um policial ganhasse uma salário mínimo com a quantidade de suborno que recebe todo dia não iria restar um honesto.

Movimento Fora Roseana Sarney toma conta da Assembléia e pede o impeachment da governadora





O primeiro ato do movimento denominado ‘Primavera Maranhense’ ficará para a história do Maranhão. Num vibrante e emocionante protesto, estudantes, jovens, líderes sindicais e membros de movimentos sociais realizaram, na tarde desta terça-feira (29), um grande ato na Assembleia Legislativa pedindo a saída de Roseana Sarney do comando do governo do Estado.

Depois de se concentraram na entrada da Assembleia, por volta das 16h uma multidão de pessoas seguiram em caminhada proferindo gritos de ordem como “Ôh Roseana pode tremer, os maranhenses vão desempregar você”, “Sarney, ladrão, devolve o Maranhão” e subiram a rampa até chegarem na frente das dependências da Casa. Lá, foram recebidos com muita festa por policiais e bombeiros em greve que abriram um corredor para recebê-los.

De caras pintadas, vestindo camisas e empunhando faixas, cartazes e bandeiras onde se lia explicitamente “Fora Roseana”, juventude e militares entoaram palavras de ordem contra o domínio da família Sarney no Maranhão e pediram o impeachment de Roseana Sarney. Na oportunidade foi lido um manifesto ao povo do Maranhão e cantado o hino nacional.

Com discursos inflamados, todos foram unânimes em exigir a renúncia da governadora do cargo, em razão da administração caótica e inoperante da filha do senador José Sarney. “Roseana que comece a fazer seu currículo porque nós vamos demitir ela do governo”, afirmou um manifestante. “Por estar vendo policiais de mais aqui nem sei pra quem eu peço para que faça a prisão de Roseana”, asseverou outro, mais exaltado. Uma militante de esquerda disse que com o surgimento da ‘Primavera Maranhense’ era hora de mandar a família Sarney para a “p… que p….”. Ao final, num clima de muita união todos se confraternizaram

Jornal Pequeno

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Movimento Fora Roseana Sarney protesto hoje contra a governadora



Grande Passeata Fora Roseana Sarney, hoje na Assembléia Legislativa a partir das 15 horas. Vamos protestar contra esse governo bandido, que excluí o povo, não valoriza o servidor e deixa a sociedade a merce dos bandidos. 

Polícia Civil do MA decreta greve e aprofunda crise na segurança




A Polícia Civil do Maranhão decidiu na noite desta segunda-feira, em assembleia, decretar uma greve por tempo indeterminado a partir de amanhã. Será a quarta categoria de profissionais da segurança pública a parar no Estado.

Após a assembleia, os policiais seguiram em passeata, pelas ruas de São Luís, até a Assembleia Legislativa do Estado, onde policiais militares e bombeiros estão acampados.

PMs, delegados da Polícia Civil e bombeiros estão em greve desde a semana passada.

O policiamento das ruas da capital do Estado e das principais cidades do interior está sendo reforçado por homens da Força Nacional de Segurança e por soldados do Exército.

Os policiais civis reivindicam a abertura das negociações com o governo do Estado para um novo plano de cargos e salários para a categoria. De acordo com os policiais civis, em abril foi acordado com o governo a criação de uma comissão para discutir o assunto.

Os policiais civis estão solidários às reivindicações dos policiais militares e bombeiros, que pedem reajuste de 30%.

Segundo lideranças do movimento, metade dos policiais civis vão manter as atividades a partir de amanhã para atender casos urgentes e flagrantes.

Metade dos delegados da Polícia Civil também estão trabalhando. Eles reivindicam do governo o envio de uma proposta de emenda constitucional para a Assembleia Legislativa reconhecendo o cargo como sendo carreira jurídica.

O governo do Estado disse que está em estudo uma proposta de plano de carreira e realinhamento salarial para todo o funcionalismo, entre eles os policias civis e militares e os bombeiros. A proposta reivindicada pelos delegados, segundo a assessoria de comunicação do governo, já foi enviada à Assembleia.

SÍLVIA FREIRE (Folha de São Paulo)

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Eita governo burro, por lei Policial Militar não comete deserção


É gritante a diferença jurídica entre os militares das Forças Armadas e os Policiais Militares Estaduais. É Flagrante a incompatibilidade entre os Militares Estaduais e os Militares das FFAA.

Referência ao acórdão do CC 7.051/SP, STF Rel. Min. Maurício Corrêa: “2. A leitura do artigo 42 da Constituição Federal não autoriza o intérprete a concluir pela equiparação dos integrantes das Polícias Militares Estaduais aos Componentes das Forças Armadas, para fins de Justiça”.

É que o Superior Tribunal Militar patenteou pacífica orientação de que o crime de Deserção é de mão própria e tem como agente o militar da ativa.

Com efeito, o art. 4°, inciso II do Estatuto dos Militares estabelece que a Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar são reservas das Forças Armadas:

Art. 4º São considerados reserva das Forças Armadas:
I - individualmente:
a) os militares da reserva remunerada; e
b) os demais cidadãos em condições de convocação ou de mobilização para a ativa.

II - no seu conjunto:
a) as Polícias Militares; e
b) os Corpos de Bombeiros Militares.

Além disso, o art. 3°, §. 1°, alínea “a”, inciso III, esclarece que os componentes da reserva podem vir a integrar o quadro “da ativa” em ocasiões especiais:

Art. 3º Os membros das Forças Armadas, em razão de sua destinação constitucional, formam uma categoria especial de servidores da Pátria e são denominados militares.
§ 1º Os militares encontram-se em uma das seguintes situações:

a) na ativa:
I - os de carreira;
II - os incorporados às Forças Armadas para prestação de serviço militar inicial, durante os prazos previstos na legislação que trata do serviço militar, ou durante as prorrogações daqueles prazos;
III – os componentes da reserva das Forças Armadas quando convocados, reincluídos, designados ou mobilizados;
IV - os alunos de órgão de formação de militares da ativa e da reserva; e
V - em tempo de guerra, todo cidadão brasileiro mobilizado para o serviço ativo nas Forças Armadas.

b) na inatividade:
I - os da reserva remunerada, quando pertençam à reserva das Forças Armadas e percebam remuneração da União, porém sujeitos, ainda, à prestação de serviço na ativa, mediante convocação ou mobilização; e
II - os reformados, quando, tendo passado por uma das situações anteriores estejam dispensados, definitivamente, da prestação de serviço na ativa, mas continuem a perceber remuneração da União.
III - os da reserva remunerada, e, excepcionalmente, os reformados, executado tarefa por tempo certo, segundo regulamentação para cada Força Armada. (Alterado pela L-009.442-1997)

Do exposto, tem-se:

1. Sujeito passível de “convocação”: os reservistas, militares estaduais e integrantes da reserva remunerada;
2. Sujeito passível de “reinclusão”: os integrantes da reserva remunerada, isto é, quando percebam remuneração da União;
3. Sujeito passível de “designação”: os reformados das Forças Armadas e da reserva.
4. Sujeito passível de “mobilização”: os militares estaduais, reservistas, integrantes da reserva remunerada e, em estado de guerra, o civil.

Em suma, tanto os militares estaduais quanto os reservistas são “militares em potencial”, ao passo em que se sujeitam às situações acima previstas para integrar temporariamente o quadro da ativa da Forças Armadas, como componentes das Forças Auxiliares.

São os “cidadãos em condição de convocação ou mobilização” a que se refere o art. 4°, inciso I, alínea “b” acima consignado.

O militar estadual em condição ordinária de Servidor Público Militar Estadual NÃO É MILITAR EM SUA CONCEPÇÃO ORIGINAL, até porque não se ajusta a quaisquer das situações previstas no art. 3°, § 1°, alínea “a”, especificamente quanto à situação de atividade.

Também não se pode amoldar o militar estadual no conceito de “militar da inatividade”, nos termos de que trata a alínea “b” deste artigo, já que se limita aos componentes da reserva remunerada “que percebem remuneração da União”. Definitivamente, não é o caso do agente de polícia ou bombeiro militar.

Portanto, como o militar estadual não se encontra naquelas situações previstas como sendo da ativa ou inatividade, não é considerado militar “membro das Forças Armadas”. Na verdade, a condição do militar estadual em relação às Forças Armadas é semelhante à do reservista. São “militares pro-tempore”.

Em relação ao Código Penal Militar, ele não se afeiçoa à expressão “militar em situação de atividade”, pois esta denominação se confunde com o termo “militar da ativa”:

Art. 6º São equivalentes as expressões “na ativa”, “da ativa”, “em serviço ativo”, “em serviço na ativa”, “em serviço”, “em atividade” ou “em atividade militar”, conferidas aos militares no desempenho de cargo, comissão, encargo, incumbência ou missão, serviço ou atividade militar ou considerada de natureza militar nas organizações militares das Forças Armadas (…) Estatuto dos Militares.

Tampouco se pode afirmar que o serviço policial militar, o patrulhamento ostensivo e a prevenção da ordem pública sejam atividades de “natureza militar”; do contrário não teria sentido o seguinte dispositivo do art. 9°, inciso III, do Código Penal Militar:

d) ainda que fora do lugar sujeito à administração militar, contra militar em função de natureza militar, “ou” no desempenho de serviço de vigilância, garantia e preservação da ordem pública, administrativa ou judiciária, quando legalmente requisitado para aquele fim, ou em obediência a determinação legal superior.

No texto acima, a conjunção “ou” caracteriza a distinção entre “função de natureza militar” e “serviço de garantia e preservação da ordem pública”.

Não há também falar em “máculas” à Administração Militar, haja vista que o serviço policial militar vincula-se à Administração Pública. Destarte, no caso em exame não incide o seguinte dispositivo do CPM:

Equiparação a militar da ativa

Art. 12. O militar da reserva ou reformado, empregado na administração militar, equipara-se ao militar em situação de atividade, para o efeito da aplicação da lei penal militar.

O termo “empregado na administração militar” se restringe às situações peculiares em que o servidor militar estadual (reserva de Exército) é mobilizado, convocado ou designado, hipótese em que, conforme já descrito, ele se equipara ao militar da ativa. É justamente quando “deixa de ser militar em potencial” para se tornar “militar ao pé da letra”.

Todavia, fora dessa exceção, o policial e bombeiro militar estadual, bem como os reservistas, não são militares, mas sim “cidadãos sujeitos à disciplina militar”, ou seja, pessoas passíveis de se tornar “militares provisórios”.

Art. 22. É considerada militar, para efeito da aplicação deste Código, qualquer pessoa que, em tempo de paz ou de guerra, seja incorporada às forças armadas, para nelas servir em posto, graduação, ou sujeição à disciplina militar.

Se os militares estaduais fossem equiparados aos militares das Forças Armadas, e a atividade policial às de natureza militar, o policial, quando em serviço, responderia perante a Justiça Castrense pelos crimes praticados contra civil, nos termos do art. 9, inciso II, alínea “c” do CPM:

Art. 9º Consideram-se crimes militares, em tempo de paz:

c) por militar em serviço ou atuando em razão da função contra civil, ainda que fora do lugar sujeito à administração militar.” (síntese literária)

E o cidadão civil também responderia na Justiça Militar pelos crimes de desacato, resistência, desobediência, de acordo com que dispõe o inciso III, alínea “d”, deste artigo:

III - os crimes praticados por civil, contra as instituições militares, considerando-se como tais não só os compreendidos no inciso I, como os do inciso II, nos seguintes casos (sintaxe):

d) ainda que fora do lugar sujeito à administração militar, contra militar no desempenho de serviço de garantia e preservação da ordem pública, administrativa ou judiciária, quando legalmente requisitado para aquele fim, ou em obediência a determinação legal superior (sintaxe).

Todavia, a jurisprudência é pacífica ao firmar a competência da Justiça Comum nestes casos. Assim, o militar estadual, não sendo considerado “militar propriamente dito” para fins de subsunção típica dos crimes militares impróprios, também não o é, e com maior ênfase, no que concerne aos crimes propriamente militares.
Referência ao acórdão do HC n° 72.022/PR, Rel. para Acórdão Min. Marco Aurélio: “Ainda que em serviço a vítima – policial militar e não militar propriamente dito…”

Informativo nº 102, quinta turma, STJ, HC 11.376/SP: “Compete à Justiça comum estadual processar e julgar crime de desacato praticado por policial militar reformado contra policial militar em serviço de controle e sinalização de trânsito.”

Segundo a técnica hermenêutica, o crime de deserção, por ter como objetividade jurídica a Administração Militar, e não a Administração Pública, não pode nem deve ser imputado aos militares estaduais, salvo nas hipóteses definidas em lei.

As instituições militares estaduais, embora reservas das Forças Armadas, desempenham serviços destinados à manutenção da ordem pública e a proteção da incolumidade física e moral das pessoas. Todavia, em situações especificamente definidas em lei e que ensejam convocação ou mobilização dos seus componentes, tais atividades se nivelam às essencialmente ou de natureza militar.

Contudo, em caso de greve, a Polícia Militar pode ser mobilizada, sendo que o cargo policial militar passa a ser considerado “cargo de natureza militar” e os militares estaduais são incorporados à ativa da Forças Armadas, por meio do respectivo ato, podendo figurar como agentes ativos ou passivos dos crimes propriamente militares.

Porém, em situação de normalidade, o agente de polícia militar responde no Juizado Especial Criminal por abandono de função:

Art. 323 CP - Abandonar cargo público, fora dos casos permitidos em lei.

Conclui-se, portanto, que o militar estadual só é considerado “militar” às luzes da legislação estadual pertinente, visto que se sujeita à hierarquia e disciplina, inspiradas no regulamento do Exército. Contudo, realizam atividades civis, sendo que, em regra, são assim concebidos pela lei penal.

Segundo o Código Penal Militar, são considerados militares, para efeitos de aplicação da lei penal militar, os incorporados às Forças Armadas, mediante procedimento específico – no caso dos militares estaduais, a convocação ou mobilização.

*Fábio Brito é Primeiro Sargento da Polícia Militar, Bacharel em Direito e Especialísta em Segurança Pública pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, além de Coordenador de Assuntos Jurídicos da ASPRA-BA

Roseana Sarney transforma o Maranhão em praça de guerra, com promessa de banho de sangue




Filha de peixe – Diz a sabedoria popular que quem puxa os seus não degenera. Se essa teoria não pode ser considerada uma maiúscula unanimidade em muitas partes do planeta, no Maranhão cai como luva quando o assunto é a família Sarney, cujo “capo”, o senador José Sarney, está sendo acusado de grampear um colega de partido, o alagoano Renan Calheiros (PMDB). Mas o assunto ora em questão não é a mais recente acusação contra o presidente do Senado Federal, mas sua filha, Roseana Sarney, que despeja sobre o mais pobre estado brasileiro uma onda de absolutismo jamais vista.

Encastelada no Palácio dos Leões, sede do Executivo maranhense, Roseana se nega a negociar com os policiais militares do Estado, que pleiteiam 28% de aumento salarial, de acordo com o coronel Ivaldo Alves Barbosa, que por telefone conversou com a reportagem do ucho.info. O oficial da PM do Maranhão disse que a governadora não cumpriu a promessa de negociação e, ao invés de buscar uma solução pacífica, solicitou a presença da Força Nacional de Segurança, que há dias se faz presente na capital São Luís.

Dona de temperamento histriônico e confiante na estrutura subserviente que o pai montou no estado, Roseana Sarney conseguiu na Justiça a decretação da prisão preventiva dos líderes do movimento: coronel Ivaldo Alves Barbosa, coronel Francisco Melo da Silva, sargento Jean Marie, sargento Da Hora, cabo Campos, cabo Nascimento e soldado Leite. Ademais, a Justiça, que considerou o movimento ilegal, determinou o desconto de R$ 200 por dia parado do salário dos líderes, o que faz com que os militares em questão, chefes de família que buscam um mínimo de dignidade, nada tenham a receber em dezembro próximo.

Roseana Sarney não contou com a possibilidade de um movimento puxar outro. Além da paralisação da Polícia Militar em quase 70% do estado, os delegados de polícia também cruzaram os braços. Logo mais, às 17 horas locais, o sistema de transporte público de São Luís também deve parar. O número de arrastões na capital do Maranhão cresceu de forma assustadora nas últimas horas. Até mesmo assalto a joalherias foram registrados. No interior do estado muitas das 217 cidades, como Imperatriz, Timon, Caxias, Grajaú, Barra do Corda, já não contam com a Polícia Militar, o que pode desencadear assaltos a agências bancárias e caixas eletrônicos. No presídio localizado na cidade de Pinheiro já há uma rebelião de presos.

Em vez de caminhar na direção de uma solução negociada, Roseana Sarney decidiu endurecer e agora conta com a presença do Exército nas ruas de São Luís. No sábado (26), um general de brigada chegará ao Maranhão, de acordo com informações obtidas pela reportagem, para assumir o comando da operação. Instalados na Assemebleia Legislativa, os policiais militares prometem revidar a bala uma possível invasão da Casa legislativa. O coronel Ivaldo Alves Barbosa disse que se a Assembleia for invadida haverá um banho de sangue no local e que a governadora sujará as mãos.

Muito estranhamente, a seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil ainda não se pronunciou. Amigo da família Sarney e ex-presidente da fundação que leva o nome do presidente do Senado, o advogado José Carlos Souza e Silva, que quer ser reconduzido ao TRE-MA com as bênçãos do chefe do clã, também está calado.

O caótico cenário que domina o Maranhão, com flagrante desrespeito ao livre direito de manifestação, mostra ao Brasil a verdadeira realidade de um estado que faz inveja (sic) a muitas republiquetas que vivem sob o manto da ditadura. Um desfecho violento, como prevê o coronel Ivaldo Barbosa, é tema mais que suficiente para que a Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) envie a São Luís seus representantes, pois o caudilhismo que cresceu a partir da praia do calhau é no mínimo criminoso. Voltando ao início desta matéria, Roseana puxou aos seus e não degenerou.

ucho.info

Governo apresenta proposta informal e militares rejeitam


Os Coronéis da Polícia Militar do Maranhão Linhares, Saldanha, Agostinho, Iratan e Flávio, e o Coronel do Corpo de Bombeiro do Maranhão Durans, por volta das 18h horas compareceram a Assembléia Legislativa onde estão acampados os policiais militares e bombeiros em paralisação e disseram que, depois de uma reunião com a governadora Roseana Sarney, a proposta governamental é para suspensão do movimento paredista, e ainda, que no dia 15 de dezembro, a governadora apresentará o reajuste salarial reivindicado pelos militares maranhenses, acrescido também da anistia para todos os manifestantes.

A comissão do movimento paredista não aceitou a proposta verbal do governo. Não foi aceita porque o estado perdeu toda a credibilidade com os militares. Desde fevereiro/2011, eles vêm sendo enganados com compromissos verbais não cumpridos.

Na oportunidade, o movimento apresentou uma contraproposta: em relação ao reajuste, seja encaminhada uma Medida Provisória à Assembléia Legislativa para votação em caráter de urgência. Quanto a anistia, que seja providenciado o Projeto de Lei para ser votado pelo Congresso Nacional e sancionado pela presidenta Dilma.

A melhor solução do impasse é o entendimento entre os militares. Verifica-se que os manifestantes e o governo vão chegar ao acordo, o que será bom para o Maranhão. É o que se espera.

(Willians Dourado – Advogado do Movimento)

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Armamento de guerra da Força Nacional é um perigo a população



Policiais da Força nacional vieram preparados para uma guerra.


A Força Nacional é um grupamento formado pelo Ministério da Justiça para o enfrentamento de conflitos nos Estados, principalmente nas fronteiras a onde existe o  contrabando e o tráfico. O treinamento destes policiais é para agir de forma ostensiva diferente do que fazem no Maranhão que é um serviço de patrulhamento diário de trato com a população que exige uma atuação mais cidadã.

Mas por não serem treinados para este tipo de missão os policiais da Força Nacional estão gerando uma sensação de mais medo do que segurança aos cidadãos, devido à farda própria para guerra e principalmente  ao armamento.   O fuzil AR 15 utilizado pelos policiais da FN diariamente é um armamento usado em guerras, em campos de batalhas ou quando a cidade esta isolada ou sitiada devido ao seu alcance de perfurar 8 sacos de areia sem o projétil se explodir. Isso quer dizer caso haja um assalto no centro da cidade e um policial desses resolve atirar para pegar um bandido, várias pessoas poderiam ser atingida até que o projétil parasse.

Levando em conta que o centro é muito povoado um tiro de AR15  naquela área poderia ter conseqüências gravíssimas.   

Roseana paga 600 reais de diária aos agentes da Força nacional




No mínino é curioso para não dizer indecente como definiu o capitão Jean Marry do Corpo de Bombeiros e que vai revoltar ainda mais os servidores as informações repassadas nesta manhã de sexta-feira.

A governadora do Maranhão Roseana Sarney se recusa e não quer pagar 30% de reposição salarial para os militares, porém o Governo do Estado não vê problema nenhuma em pagar 600 reais, vou repetir 600 reais de diária para os agentes da Força Nacional. Especula-se que são 300 agentes da Força Nacional no Maranhão e inicialmente de acordo com o despacho do Ministério da Justiça o tempo de permanência será de  30 dias, em um calculo rápido o Governo gastará 190 mil reais apenas em pagamento aos agentes da FN. Sem contar os gastos com hospedagem, alimentação e combustível.

Agora a pergunta que fica a onde esta a OAB o Ministério Público para solicitar as informações sobre esse derrame de dinheiro, causado por um erro do próprio Estado e a Controladoria Geral?

No melhor governo de Roseana o medo virou um sentimento diário da população e as instituições fiscalizadoras do Estado cegaram.

Grevista recusam proposta do Governo e se dizem preparados para qualquer tipo de confronto.




Nesta manhã o uma comissão dos deputados se reuniu com emissários do Governo a onde foi apresentada uma proposta de negociação por parte do governo aos militares com a condição de encerrar a greve, a mesma proposta feita por Manoel Ribeiro há 17 dias atrás , a onde o deputado afirmou que possuía carta branca para responde pelo Governo.O acordo proposto naquela época ao foi cumprido por Roseana Sarney que inclusive passou  a punir os líderes da greve com a perda de cargos.

O deputado Zé Carlos escolhido para ser o porta voz da Assembléia,se reuniu com os grevistas durante 15 minutos para repassar o que a havia sido decidido na reunião. Em seguida o capitão Jean Marry do Corpo de Bombeiros em entrevista afirmou que a proposta do Governo do Estado  é indecente e que a greve iria continuar. “A governadora esta tentando nos ludibriar o deputado Manoel Ribeiro deu sua palavra disse que tinha carta branca do governo e nada nenhuma resposta foi dada e a paralisação voltou, não aceitamos a proposta ela é indecente".

Ainda sobre a especulação de que uma tropa do Exército estava se mobilizando para invadir o acampamento grevista o líder disse que os manifestantes estavam  preparados e muito mais revoltados para enfrentar qualquer resistência do Governo. "Estamos preparados para qualquer tipo de tentativa de invasão, isso tudo ocorre pela intransigência dessa Governadora que quer a falência da população".

Caos: internautas relatam casos de assaltos e arrastões em São Luís e culpam Roseana




Por conta da paralisação dos policiais militares e bombeiros, o clima de insegurança tomou conta de São Luís. Vários arrastões e assaltos ocorrem a todo o momento na cidade. Viaturas da Força Nacional não são vistas nas ruas.
Internautas estão usando as redes sociais para relatarem os delitos. Os principais pontos que estão sendo alvos dos bandidos são o Centro, Praça Deodoro, rua Grande, região do Jaracaty, entre outros locais.
O comércio fechou as portas às 18h. Nos seus comentários, os internautas demonstram revolta e indignação com a governadora Roseana Sarney. Atribuem a chefe do executivo estadual a culpa pelo caos que tomou conta da capital. Esse é o melhor governo da vida de Roseana!


Espaço do ‘Desabafo’

Policial Militar pagando para trabalhar‏

Quando da aplicação do ultimo ENEM nos dias 22 e 23 de outubro de 2011, foram deslocados policiais militares que estavam de folga, tanto da Capital como do Interior do Estado para os locais onde ocorreriam as provas, afim de garantir a realização das mesmas, o que foi feito com sucesso.

O MEC remeteu à secretaria de Segurança o do Maranhão verbas para que os PMs custeassem gastos com alojamento e alimentação só que não foi repassado nada aos PMs, que tiveram que pagar do seu mísero salário, no entanto os professores que participaram como aplicadores e coordenadores já receberam sua ajuda de custa.

Policial Civil a favor da PM

Sou policial civil e estou a favor dos policiais militares reivindicarem seus direitos. Se não for agora, amanhã que não conseguirá, temos que lutar pelos nossos direitos. Já basta do governo prometer e não cumprir. Isso é uma vergonha. Um abraço a todos os que estão nessa luta. Só lutando com dignidade é que conseguimos, vencer, vencer, vencer e vamos conseguir.

Boletim da greve

Caxias

Caro John aqui em Caxias está 99% paralisado. Ninguém saiu para as ruas, todos estão aquartelados. A cidade está sitiada e a população assustada. Até mesmo os trailes foram recolhidos para o quartel.

Zé Doca

Olá amigo, sou da Polícia Militar e trabalho na cidade de Zé Doca (12ª CI). Como em todo o estado do Maranhão, Zé Doca não é diferente. Há um descaso com a polícia militar. Não temos condições de trabalho dignas. Zé Doca é uma cidade de aproximadamente 45 mil habitantes e tem uma viatura preta que ela (Governadora) mandou agora. Se analisarmos qualquer pessoa poderá notar que é impossível apenas uma viatura cobrir uma área com 45 mil pessoas. Quando a criminalidade aumenta, o governo cobra satisfação, mas não oferecem as condições necessárias para que então possam vir a cobrar alguma coisa. Em relação às rondas, se fosse depender do valor em combustível que o governo manda, não daria para rodar meia hora por dia. A área da 12ª CI (Zé Doca) é compreendida por 18 municípios, sendo que 17 deles tem viatura. Zé Doca com 45 mil habitante recebeu apenas uma, sendo que mês passado ela resolveu mandar duas motos e se dividirmos o dinheiro mensal de combustível para as 17 viaturas (não há 17 viaturas, apenas suponhamos que haja) daria 100,00 por mês para cada viatura. Preciso ressaltar do beneficio Adicional Noturno, que é lei vigorante desde 1997, e até agora o governo do estado comeu, pois ninguém recebeu nada. Preciso relatar também que a Sra. Roseana Sarney passou um ano sem dar o fardamento da Polícia Militar (direito amparado em regulamento próprio, que garante uma farda anual pelo governo do estado), quer dizer, usamos uma farda o ano todo e ainda tivemos que usar o outro ano que ela não deu. No meu batalhão, pensamos em comprar com nosso próprio dinheiro o fardamento, mas o dinheiro não deu, se ela tivesse dado algum aumento, poderia ser, mas nem farda e nem reajuste para que pudéssemos comprar. Governadora Roseana, a senhora deveria fazer alguma coisa boa para que fosse lembrada por elas. Pois inevitavelmente a senhora será lembrada, mas nesse ritmo será adjetivado à senhora o titulo de Carrasca Sarney, guerreira que quebrou o estado que tem o 12° maior PIB no país.

Açailândia

Olá, os policiais militares da 5ª C.I em Açailândia também aderiram a paralisação, incluindo seus destacamentos.

Buriticupu

Caros colegas aqui em Buriticupu nós paramos, estamos firmes com o movimento. Estamos dispostos ir até o fim. Dispostos pra o que der vier. Aqui nos somos f…

Jonh Cutrim

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Greve dos Militares – Desembargador Stélio Muniz é criticado nas rádios do Maranhão




Após ter, durante o plantão judicial desta quinta-feira (24), deferido liminar determinando a imediata suspensão da greve das Forças Auxiliares – Corpo de Bombeiros e Polícia Militar – sob pena de multa diária de R$ 200,00 para cada integrante da corporação, o desembargador Stélio Muniz está sendo duramente criticado nas redes sociais de internet e emissoras de rádio AM, em todo o Maranhão.

Militares e parentes de militares e bombeiros afirmam que a atitude o desembargador mostra a insencibilidade da Justiça, com as reivindicações da classe.

Udes Filho

Agora fedeu: governo pede a decretação de prisão dos líderes grevistas



Além do governo pedir e ser atendido na decretação da ilegalidade da greve dos militares e dos bombeiros pelo Tribunal de Justiça, o blog tomou conhecimento que será solicitado também a prisão preventiva dos líderes do movimento, tanto na capital quanto no interior do Maranhão.

Essa é uma demonstração de força do Estado e prova de que trata na taca o movimento, fugindo do diálogo e das negociações.

A prisão dos líderes, como o coronel Ivaldo Barbosa, só vai incendiar a manifestação, que até aqui tem sido ordeira e pacífica.

Claro que os grevistas, que são militares, não vão aceitar tal ordem, embora judicial. Eles são a maioria em relação a Força Nacional. O caldeirão pode explodir.

O movimento ganha corpo com a entrada em cena dos familiares dos grevistas, que aos poucos começam a se aglomerar nas dependências da Assembleia Legislativa.

São esposas, mães e filhos caminhando para o Sítio do Rangedor. Uma cena inédita no Maranhão, causada pela insensibilidade do governo. E as consequências, como tem avisado o blog, serão imprevisíveis.

Continue acompanhando aqui todo o desenrolar do movimento grevista. Aguardem mais detalhes a cada momento.

Luis Cardoso

Tribunal de Justiça decide que greve dos policiais militares é ilegal



Publicada 24-11-2011 às 10:58


O desembargador Stélio Muniz, durante o plantão judicial desta quinta-feira (24), deferiu liminar determinando a imediata suspensão da greve das Forças Auxiliares – Corpo de Bombeiros e Polícia Militar – sob pena de multa diária de R$ 200,00 para cada integrante da corporação.

O pedido foi ajuizado pelo Estado do Maranhão, alegando que o movimento seria ilegal, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em matéria semelhante, do ministro Eros Grau, considerando as atividades de segurança pública como serviço público essencial, não alcançáveis pelo direito de greve.

Stélio Muniz citou a decisão do STF (Reclamação 6568), que decidiu pela impossibilidade de paralisação total das forças de segurança e saúde, tornando-se necessária a relativização do direito de greve de algumas categorias de servidores públicos, que exerçam atividades indelegáveis, em prol da defesa e conservação de outros direitos necessários ao bem comum.

A decisão do ministro considera as atividades exercidas pelos policiais civis análogas às dos policiais militares, aos quais a greve é expressamente proibida pela Constituição Federal (Art.142, inciso IV).


Juliana Mendes
TJMA

Confira vídeo e fotos da paralisação da Belém-Brasília pelos policiais militares e os bombeiros.


Confira vídeo e fotos da paralisação da Belém-Brasília pelos policiais militares e os bombeiros.
O ex-comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Francisco Melo, informou agora há pouco, por telefone, que os policiais e bombeiros militares em greve acabam de interromper o tráfego de veículos na rodovia Belém Brasília, na altura da ponte sobre o riacho Cacau, em Imperatriz-MA.
A ponte está localizada na saída sul da cidade, no sentido de Brasília-DF e um grande número de veículos já estão parados.fonte FREDERICO LUIS..
Os manifestantes querem o atendimento de suas reivindicações. 
Mais informações daqui a pouco..

Bandidos aproveitam greve e fazem arrastão em coletivos durante a noite




A greve dos policiais militares e bombeiros foi deflagrada às 19h30 desta quarta-feira e até por volta da 1h desta madrugada a Polícia Civil já havia notificado mais de 10 assaltos a ônibus coletivos na capital. Os números não são exatos devido à dificuldade em processar os dados pela greve dos militares, muitos destes policiais trabalham no Centro Integrado de Operações de Segurança o Ciops órgão responsável por fazer as estatísticas da criminalidade no Estado.  Hoje pela manhã o Ciops não divulgou relatório de ocorrências diário.

Ainda na noite de ontem policiais avisavam aos amigos e familiares para não usarem transporte coletivo à noite e se puderam ficarem em casa, pois na rua não era seguro. Inclusive esta blogueira que vos escreve recebeu duas mensagens por celular com o seguinte recado “Fica em casa que os milicos pararam e a bandidagem ta solta na rua”.

A Força Nacional não possuí homens suficientes para manter a segurança e ontem demoraram a sair às ruas. O burburinho entre os policiais civis ainda da conta de que este é o momento para a categoria também fazer reinvidicações não atendidas por Roseana Sarney, já que com todo o sistema parado a governadora seria obrigada a ceder para todos os lados.
Oremos! 

Policiais militares interditam BR -010


Publicado 24-11-11 às 10h30

Policiais militares interditaram esta manhã a BR-010, no trecho que passa por Imperatriz, provocando enorme engarrafamento ao longo da estrada Belém/Brasília.

Em todo Maranhão o clima é de intraquilidade. Em Imperatriz a população está apresensiva, principalmente após a declaração da governadora de que não negocia sob pressão.

Por conta da interdição, ninguém consegue passar, o trânsito está um caos na cidade. Viaturas foram atravessadas na BR, impedido a livre circulação de veículos.

Jorge Vieira

Estado amanhece com Sistema de Segurança paralisado


Publicado 24-11-11 às 9h

                                         Estado amanhece com Sistema de Segurança paralisado


Militares  acamparam na área externa da Assembleia Legislativa e prometem resistir até serem atendidos pelo governo

O Maranhão amanheceu hoje sem Polícia Militar, sem Corpo de Bombeiros e sem delegados, por conta da intransigência da governadora Roseana Sarney (PMDB) em não negociar com o comando de greve da PM, que paralisou as atividades por tempo indeterminado.

A greve dos policiais militares coincide com a paralisação dos Delegados de Polícia, que já estão em estado de greve a dois dias, o que compromete ainda mais o Sistema de Segurança Pública do Estado.

O movimento grevista ganhou esta manhã destaque em todos os telejornais, inclusive no Bom Dia Brasil, da TV Globo, com direito a comentário do especialista em Segurança, Rodrigo Pimentel.

O comentarista atribuiu a intransigência nas negociações ao radicalismo de algumas lideranças por falta de um sindicato que encaminhe as negociações. Ele explicou que os policiais militares são proibidos de formar sindicato.

Os militares amanheceram acampados na área externa do Palácio Manoel Bequimão e esperam que os parlamentares ajudem encontrar uma solução para o impasse.

O líder do governo, deputado Manoel Ribeiro (PTB), que havia se comprometido em resolver a questão junto ao Palácio dos Leões, se refugiou em Portugal para não ter que pagar o mico de comandar a greve, conforme havia se comprometido.

Jorge Vieira

PMs da Regional de Santa Inês aderem à greve geral da categoria



 Publicado 23-11-11 às 19:03:00

 Policiais Militares da Regional de Santa Inês aderiram ao movimento grevista ainda na noite dessa quarta-feira (23). De acordo com informações colhidas na Segunda Companhia da PM, todas as viaturas foram recolhidas e nenhum atendimento à população está sendo feito pelos policiais, com excessão, é claro, da transmissão de informações acerca da paralisação quando acionados pelo 190.

Com a paralisação, além de Santa Inês, os municípios de Pindaré-Mirim, Monção, Bela Vista, Igarapé do Meio, Pio XII, Satubinha, Tufilândia, Santa Luzia do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, São João do Carú e Bom Jardim estão sem policiamento ostensivo.

Não houve nenhum tipo de manifestação pública dos militares nestes municípios.

O comando do movimento paredista na regional realizará uma assembléia por volta das 8h00 da manhã desta quinta-feira (24), na sede da Associação Tiradentes, em Pindaré-Mirim. Na pauta, esclarecimentos à população quanto à motivação da greve. Os policiais devem ainda pedir que nesse período de paralisação, os moradores tenham cautela ao andar nas ruas. Nada de exibir objetos de valor ou transitar por locais pouco movimentados.

Os militares reivindicam reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

Blog do Daniel Aguiar

Tá ruim sem a PM nas ruas? Dia 28, a Polícia Civil também pode cruzar os braços



Publicado 23-11-11 às  20:09:00  

Policiais Civis convocam Assembléia Geral




(Blog Delegado de Polícia-MA)

PM's e Bombeiros paralisam aeroporto e quartel em Imperatriz


Publicada em 23-11-11 às 22h10

A movimentação grevista articulada por Policiais Militares e Bombeiros neste exato instante movimenta-se pela cidade de Imperatriz.

A segunda maior cidade do estado não poderá receber e nem levantar voos por conta da paralisação dos corpo anti-incêndio, liderada pelo agrupamento de Bombeiros locais.

Centenas de PM's (mais da metade do efetivo local) neste exato momento estão em frente ao quartel. O movimento é pacifico segundo os articuladores de frente.

A intransigência em negociar , segundo os grevistas, é de 100% responsabilidade do Governo Estadual. Segundo consta uma ordem de prisão foi expedida a todos que estiverem no movimento.

 È a velha tática do governo em tratar os iguais como diferentes.

Carlos Lee

Começam as retaliações sobre os grevistas militares e civis



Publica 24-11-2011 às 09:35

A Secretaria de Segurança Pública vai instaurar sindicâncias para saber quais os militares que estão participando da greve, assim como os civis.

Hoje, a primeira vítima foi o delegado Jefferson Portela, que após apoiar o movimento paredista dos militares, foi exonerado do cargo de titular da delegacia do bairro Bom Jesus, no Coroadinho.

Luis Cardoso

Rebeliões começam a pipocar nos presídios no Maranhão



Publicada  23-11-2011 às 22:44


Com a adesão dos agentes penitenciários ao movimento grevistas dos policiais militares e dos membros do Corpo de Bombeiros, rebeliões começam a pipocar em vários municípios do estado do Maranhão.

Em Pinheiro, o caldeirão estourou. São poucos os militares presentes ao local e em Imperatriz já começa um pequena rebelião. Em Pedrinhas, coincidentemente, faltou até energia.

Na capital, a Força Nacional não vai conseguir conter os grevistas e nem mesmo o avanço dos números de assaltos que se sucedem a todo instante. Duas farmácias foram assaltadas até agora à noite; sendo uma a Pague Menos da Cohama.


O governo pediu a presença de 600 militares da Força nacional, mas foram liberados apenas 200. Só na sede da Assembleia Legislativa, ocupada desde às 21, são aproximadamente 2 mil grevistas.

Os manifestantes negociam a ocupação das galerias e outras dependências, mas a segurança, que é composta por militares, resiste, principalmente o chefe do Gabinete Militar, coronel Pinheiro Filho. Eles, no entanto, permanecem dentro da sede do Poder.

Por outro lado, os delegados resolveram cruzar os braços desde ontem, e a Polícia Civil, no seu conjunto, decidiu, agora há pouco, aderir ao movimento.

A segurança no Maranhão virou um caos. O blog vai continuar narrando os fatos da greve. Acompanhe aqui.

Luis Cardoso

Policiais Militares e Bombeiros decidem parar suas atividades



Publicado em 23 de novembro as 20h30

Neste momento os militares encontram-se na Assembleia Legislativa, depois de realizarem carreatas pelas ruas da cidade. Outras cidades como Imperatriz, Bacabal e Timon também já aderiram ao movimento. Alguns policiais já teriam inclusive sidos detidos, o que só fez estimular ainda mais o movimento.

No início da tarde foi distribuído no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, no Calhau (São Luís), ofício convocando todos os militares que trabalham no administrativo para retornarem às 15 horas para cumprirem outro expediente de trabalho.

A manobra, típica do governo Roseana Sarney, era uma tentativa de impedir a participação dos policiais na Assembleia Geral. Alguns ficarem detidos, inclusive sem alimentação onde foi proibida a entrada e saída.

Delegados da Polícia Civil e Agentes Penitenciários também entrarão em greve e engrossarão o movimento paredista dos militares.

Cerca de 200 homens da Força Nacional, atendendo a solicitação da governadora Roseana Sarney, já estão em São Luís, alojados no Castelinho e no 24º Batalhão de Caçadores, e deverão “substituir” os militares nos presídios e nas ruas.

Governo não cumpre acordo

Durante reunião realizada no último dia 8 entre os representantes das categorias com o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo (PMDB), e parlamentares da Casa, os policiais militares e os bombeiros suspenderam o movimento de paralisação até hoje, dia 23 de novembro.

Na ocasião, ficou o compromisso do governo, intermediado pela Assembleia, de apresentar uma proposta de acordo, o que suspendeu temporariamente a paralisação.

Entretanto, a governadora Roseana Sarney decidiu que a política salarial de policiais e bombeiros militares seguirá no bojo de um projeto geral para todo o funcionalismo, a ser encaminhado à Assembléia, até o início do ano que vem. Ou seja, sem data definida e fora do prazo estipulado no acordo, o que acabou resultando na paralisação.

Blog do Jonh Cutrim

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

COMPROVADA OUTRA MENTIRA DO GOVERNO ROSEANA SARNEY




Outubro acabou. Novembro está próximo do fim. Já a interminável obra do hospital de 20 leitos, prometido pelo governo Roseana Sarney para o município de Bequimão… Mais uma promessa da governadora que se confirma uma retumbante mentira.

Desta vez, registrada em revista oficial do governo. Nos primeiros meses deste ano, a Secretaria de Saúde publicou revista sobre o programa “Saúde é Vida”. Na página 35 da bem elaborada revista, consta foto panorâmica da construção do prédio do hospital e o selo “CONCLUSÃO: OUTUBRO DE 2011″ (Veja abaixo).


                               Foto panorâmica da obra do hospital de Bequimão com prazo de entrega


E este não é o primeiro prazo para entrega da obra. O prazo inicial de execução era de 270 dias, ou nove meses. A construção do hospital começou no início de 2010, com valor orçado em mais de R$ 1,8 milhão.



Capa da revista publicada pela Secretaria de Saúde no início deste ano

Após e se o prédio for concluído, o governo terá de adquirir equipamentos e decidir sobre a administração do hospital. A prefeitura de Bequimão não demonstra nenhum interesse em arcar com a gestão da unidade de saúde.

Agora veja as imagens da obra inacabada:


Blog do Bequimão Agora

Clima tenso pode levar militares ao confronto



É tenso o clima nas negociações entre governo do Estado e policiais militares que ameaçam paralisar suas atividades por tempo indeterminado.

Para o deputado Bira do Pindaré (PT), o governo está sendo irresponsável ao se negar discutir com a categoria as reivindicações que levaram ao levante da tropa. "O governo quer o confronto, querem jogar gasolina em fogo". adverte.

Um dos líderes do governo, em conversa com o blog nesta manhã, garantiu que o movimento grevista será encerrado porque não existe clima para a paralisação. "Eles perderam o tempo, o clima na tropa hoje é outro", garantiu.

Apesar da aparente tanquilidade do líder governista, Bira adverte que o governo está criando clima para o confronto.

Governo e lideranças do movimento tem o dia todo o dia de hoje para tentar um acordo e vitar a deflagração da greve.

O líder do governo, deputado Manoel Ribeiro (PTB), que  havia se comprometido ajudar nas negociações e até comandar a greve, se refugiou em Portugal, deixando os policiais mão.

Jorge Vieira

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sheik do esporte! Fernando Sarney monta equipe de Basquete com dinheiro do Estado e do parceiro Eike Batista.




Inspirado no futebol filho de Sarney investirá pesado no basquete, caso remonta aos investigados Kia Joorabchian, Roman Abramovich e Sheik Mansour.

O esporte como um todo virou um grande negocio mundial, não só pelo entretenimento, mas sim pelas cifras arrecadadas com bilheterias, produtos e com patrocinadores. Os meios de comunicação através da internet transformaram as modalidades esportivas em um grande produto a ser consumido e o resultado é o interesse cada vez maior dos empresários em investir, faturar e possivelmente lavar.

Na tangência o futebol esporte mais popular do mundo sofre com um fenômeno surgido a partir de 2003 quando a equipe do Chelsea da Inglaterra foi comprada pelo Bilionário Russo Roma Abramovich que injetou US$ 226 milhões na equipe, magnata com negócios baseado no Petróleo o Russo transformou o antes mediano Chelsea em uma potência européia com grandes jogadores. Porém ele é alvo de diversas investigações pelo uso do clube para lavagem de dinheiro. Mesma situação foi visualizada por Sheiks árabes que adquiriram clubes como Manchester City, o Fulhan e Portsmouth todos da Inglaterra para em seguida usarem estatais de seus países a investirem nos clubes e assim faturar. No Brasil temos o clássico caso do Corinthians e da MSI do Kia Joorabchian.

Como vivemos em um Estado provinciano, maltratado por uma oligarquia que domina há anos não podíamos deixar de ter nosso Sheik que da mesma forma gosta de um entretenimento e visualizou mais uma oportunidade de transformar dinheiro ilícito em lícito. O empresário Fernando Sarney está montado uma equipe de basquete feminina para disputar pela primeira vez a LBF (Liga de Basquete Feminino).

 O Maranhão Basquete, nome da equipe, está montando uma equipe recheada de estrelas e investimentos.
Porém, segundo reportagem publicada nesta terça-feira pelo jornal Folha de S. Paulo, a nova força do basquete nacional conta com a anuência da organização para poder estrear no torneio bem depois das outras oito equipes, pra variar negócios da família Sarney sempre possuem regalias.

Com previsão de apresentação do time para daqui a 10 dias e a 18 do início da competição (em 10 de dezembro), a publicação diz que a equipe só estrearia em 5 de janeiro, na quinta rodada. O presidente da LBF, Márcio Cattaruzzi, alega que a flexibilidade tem o apoio dos outros clubes já que a LBF "não pode descartar participantes".

Em quadra, o time terá estrelas como a ala armadora Iziane, que estava na WNBA (a Liga Americana de basquete), a pivô americana Crystal Kelly e a mexicana Brisa Rodriguez, detalhe as jogadoras devem ser bancadas por investimentos da OGX - empresa de Eike Batista responsável pela área de exploração e produção de petróleo e gás natural como negócios no Maranhão e grande parceiro da família, Eike é colaborador de campanhas de Roseana Sarney. Além do apoio da OGX, de valor ainda não divulgado, o Governo do Maranhão de Roseana Sarney, irmã de Fernando, também estará investindo pesado na equipe, tirando dinheiro do povo para investir em negócios da família, assim como faz com á Mirante, informou o jornal.

 A Folha de S. Paulo recorda que o filho de Sarney - que já atua no esporte por meio da vice-presidência da CBF na Região Norte - era um dos investigados na operação "Boi Barrica" da Polícia Federal, em 2007, que apontava indícios de tráfico de influência no governo federal, formação de quadrilha, desvio e lavagem de dinheiro. Porém, o Superior Tribunal de Justiça anulou as provas no último mês de setembro, por entender que os grampos que sustentavam boa parte da investigação eram ilegais.

Após a investigação da Polícia Federal Fernando Sarney precisava de uma nova formula para lavar o dinheiro da família. A Mirante e o Marafolia como já foram alvos da Operação Barrica estavam muito visadas pela Imprensa e a Polícia. O esporte por se tratar de um produto de entretenimento que atrai a população foi á maneira mais fácil que o empresário viu de conseguir seu objetivo. Apoiado e apadrinhado por Ricardo Teixeira e inspirado em Kia, Abramovich e nos Sheiks Fernando Sarney encontrou a formula para novamente voltar ao que sabe fazer de melhor.

Sarney articula novo golpe para evitar cassação de Roseana





O deputado federal Domingos Dutra denunciou nesta segunda-feira (21), no Plenário da Câmara, manobras que a família Sarney estaria fazendo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para evitar a cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB).

Processo contra a governadora tramita na Justiça Eleitoral desde o ano passado, por abuso de poder político e econômico, expresso na celebração no mês de junho de 2010  de mais de mil convênios eleitoreiros com liberação automática de dinheiro a prefeitos municipais, Associações de Moradores, Clubes de Mães, Associação de Beach Soccer, Entidade Espírita, totalizando mais de  meio bilhão de reais.

Domingos Dutra lembrou no Plenário o “golpe jurídico” articulado pela família Sarney para cassar o ex-governador Jackson Lago. “Eles moveram céu e terra para cassar Dr. Jackson, acusado de ter participado de uma reunião no município de Pinheiro, em abril de 2006, e do aniversário da cidade de Códo, fatos acorridos antes do período proibido por lei. Em abril de 2009, em uma sessão esdrúxula, Jackson foi injustamente cassado pelo TSE pelo placar de 4 a 3, sendo interrompido o mandato do primeiro governador eleito pela oposição após a ditadura”.

DERRAME DE DINHEIRO - O parlamentar maranhense disse que em face do derrame de recursos públicos e outros abusos cometidos pela governadora Roseana Sarney, durante a campanha eleitoral, o ex-governador José Reinaldo Tavares ingressou no Tribunal Superior Eleitoral com um recurso contra expedição de diploma de nº 809, que tem como relator ministro Arnaldo Versianni.

Denunciou que somente nos dias 23 e 24 de junho de 2010 (data da convenção de Roseana) foram assinados cerca de 600 convênios com fins eleitorais e  eleitoreiros. “Os recursos foram sacados na boca da caixa e usados na campanha de Roseana Sarney para comprar votos, apoios de lideranças, e até de prefeitos da oposição”.

O deputado Domingos Dutra Diante ressaltou que diante da gravidade dos fatos, constantes no recurso contra a expedição de diploma, o relator Arnaldo Versianni deferiu a produção de provas documentais e testemunhais das partes. “A governadora e o vice arrolaram várias testemunhas em vários cantos do Brasil, algumas delas com fórum privilegiado, visando proclastinar o julgamento do recurso”.

TESTEMUNHAS - Disse também que, através de Carta Precatória, determinou o TRE que colhesse o depoimento das testemunhas do Maranhão no prazo de 60 dias. No TRE-MA, o processo ficou paralisado durante quatro meses - diferentemente de 2007 em que  TRE providenciou a intimação de Jackson Lago um dia após a posse do ex-governador.

Domingos Dutra disse, ainda, que para ouvir as testemunhas da governadora e do vice, o ministro Versianni marcou audiência para o dia 28 de outubro passado para oitiva das testemunhas,  expedindo Carta de Ordem para que as mesmas fossem ouvidas no prazo improrrogável de 60 dias. A Carta de Ordem chegou ao TRE-MA dia 1º de setembro de 2011, sendo distribuída para o juiz Sérgio Muniz, que é filho do Sr. Antonio Muniz, secretário-adjunto de Roseana Sarney.

MANOBRA E GENTILEZAS - “A Carta de Ordem dormiu no gabinete do Dr. Sérgio Muniz durante 59 dias sem nenhum despacho e sem intimar nenhuma testemunha”, informou o deputado. Segundo ele, na véspera da audiência, dia 28 de outubro passado, “Sérgio Muniz acordou, devolvendo a Carta de Ordem ao TSE,  sem cumprimento, alegando falta de documentação. Com esta manobra, a governadora atrasa pelo menos para mais seis meses o julgamento do processo”.

Domingos Dutra também denunciou na Câmara que “coincidênciaou não”, Sérgio Muniz está na lista tríplice para ser reconduzido para o TRE do Maranhão, cuja decisão compete à presidenta Dilma.

Processo dorme na mão do Juiz Sérgio Muniz

“Como no Maranhão acontece de tudo, talvez o Dr. Sérgio Muniz espere como recompensa desta gentileza uma mãozinha de José Sarney para ser reconduzido a mais alta corte eleitoral no Estado”, ressaltou.

EX-ADVOGADA DO PMDB E DA FAMILIA SARNEY TOMA POSSE NO TSE

O deputado enfatizou no Plenário que Sarney não dorme no ponto. “Ele dá plantão 24 horas na defesa de seu poder oligárquico e fará de tudo para salvar a sua filha da degola no TSE”. E lembrou que há cerca de três semanas, o presidente do Senado esteve na primeira fila do TSE prestigiando a posse da advogada Luciana Lócio,  nomeada pela presidente Dilma.

“E sabem quem é a ministra Luciana Lócio? Foi advogada do PMDB e da governadora do Maranhão, inclusive na campanha eleitoral de 2010, inclusive junto no próprio Tribunal Superior Eleitoral. E sabem quem ela vai substituir no TSE? Exatamente o ministro Arnaldo Versianni, cujo mandato acaba em outubro de 2012, relator do processo de cassação de Roseana. É por isso que a oligarquia Sarney está e fará tudo para atrasar o julgamento do processo de cassação no TSE”.

Domingos Dutra defendeu o ministro Arnaldo Versianni. “É um ministro incorruptível, sério, competente e honesto, e os Sarneys sabem que ele não se dobrará aos caprichos da família. Por isso, agem em duas frentes: atrasar o julgamento até o final do mandato do relator e colocar como sua substituta uma ex-advogada do PMDB da família”.

O parlamente acrescentou que diante deste escândalo, “espero que o ministro Versianni adote todas as medidas jurídicas para impedir as manipulações e proclastinações para garantir um julgamento rápido e justo”.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Curtinhas da Rosengana



Ricardo Murad volta as redes

Rapaz não é que o maluco doido do Ricardo Murad resolveu soltar suas pérolas de novo no Facebook. Ave Maria, este senhor que não bate bem das bolas esta precisando urgentemente de umas orientações , porque só fala merda kkkkkkkk.


Ricardo Murad volta as redes II

Ricardo que entende tudo de safadeza, usou a velha desculpa de que é tudo igual no país e pior, disse que tudo é a mesma "merda" para justificar os dados do IBGE que colocou o Maranhão como o Estado com o pior rendimento mensal dentre as famílias no Brasil. Para ele , assim como o resto do país o Maranhão é uma merda. Ao começar pela saúde né secretário?

Ricardo Murad volta as redes III

Vendo a péssima repercussão que suas declarações sofreram no Facee, o maluco doido resolveu partir para cima do prefeito João Castelo e do Flavio Dino. Uma tentativa desesperada de apagar o incêndio que o mesmo provocou. Este muleke não aprende já dizia papai tanta vezes.

Caema abre novos buracos

Mais uma deste governo. A cerca de um mês a avenida Jeronimo de Albuquerque, no sentido Ceuma - Makro , foi totalmente recapada com asfalto novo e serviço de drenagem feito pela Prefeitura de São Luís, pois no sábado a Caema resolveu abrir um buraco de mais de 5 metros no meio da avenida logo depois do posto Texaco, além do estrago no asfalto novinho se formou um congestionamento quilometro o que irritou muito os motoristas.

Vice governador critica governo Dilma

O Pamonha do vice-governador Washington Oliveira agora resolveu detonar com o ministro Lupi no Facebook, engraçado que pelo o que me consta o mesmo esta sendo acusado de corrupção no Governo da Dilma que é do PT, ou seja a corrupção e no governo do seu partido, em esquemas parecidos com os do ministro Pedro Novais que é do PMDB, seu aliado. Em suma o sujo esta falando do mal lavado kkkkkk só podia estar do meu lado mesmo um cabra desse kkkkkk

Roseana se cala

Enquanto isso Roseana Sarney se cala, tira férias no Rio e Las Vegas, participa de eventos sociais e nada mais..... eita vida boa! O pessoal do Vargem Grande agradece governadora.


Roseana encontra Lula no Hospital

Piadinha de Rose . No último final de semana Roseana Sarney foi até São Paulo e passou no Hospital Sírio Libânes, por lá encontrou o camarada Lula careca e logo perguntou.
RS-NOSSA PRESIDENTE O QUE ACONTECEU COM VC?
LULA- E QUE ESTOU FAZENDO QUIMIOTERAPIA?
RS- A BACANA, TAMBÉM SEMPRE FALO PARA PAPAI QUE APÓS A APOSENTADORIA É BOM PROCURAR FAZER UM CURSO NOVO NA FACULDADE PARA SEMPRE ESTAR SE ATUALIZANDO, SE NÃO NINGUÉM AGUENTA.
KKKKKKKKKKKKKK!!!!

Sobrou para o Papa, destruição do Vinhais Velho pela Via Expressa vai parar no Vaticano


Vinhais Velho vai denunciar ao Papa obra que ameaça destruir seu território

Comunidade defende seu lar contra governadora Roseana Sarney.



A comunidade tradicional Vinhais Velho vai denunciar ao Papa Bento XVI a governadora Roseana Sarney pela construção da Via Expressa, que ameaça destruir uma das comunidades mais antigas do Maranhão, inclusive a Igreja de São João Batista, com 399 anos.

A Via Expressa, que custará ao povo maranhense o valor astronômico de pelos menos 130 milhões de reais, pretende esmagar com uma de suas alças a comunidade Vila Vinhais Velho, que tem sítios arqueológicos, reservas e fonte naturais, sendo uma das mais antigas povoações da Ilha de São Luís, com quase 400 anos.

Membros da Associação dos Moradores dizem que, apesar de ser pública, realizada com recursos públicos, a Via Expressa é uma obra secreta, pois quase ninguém tem informações sobre ela. A Comunidade Vinhas Velho já fez vários apelos ao Governo do Estado reivindicando o recuo da alça da Via Expressa como forma viável e justa de preservar a historia, os valores culturais, religiosos e a moradia da comunidade.







        X







Sobrou para o Papa a defesa da população contra o capeta da Roseana. Só exorcismo para tirar o mal dessa mulher.


No entanto a governadora e o secretário Marx Barros, que juram ser católicos, teimam na insanidade em enterrar a história de São Luís expressa na cultura e na religião da comunidade.

Diante da insensibilidade da governadora Roseana, a Comunidade Vinhas Velho decidiu denunciar esta violência contra a fé católica e apelar ao Papa para que Sua Santidade possa tocar a mente e o coração da governadora objetivando salvar a comunidade.

Uma comissão de padres estará preparando a carta que será encaminhada esta semana ao Vaticano apelando ao Papa Bento XVI pela a preservação histórica, patrimonial, ambiental, arqueológica e religiosa da Comunidade Vinhas Velho.

São Luis, 20 de novembro de 2011

Associação dos Moradores do Vinhais Velho

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Maranhão da Roseana Sarney, tem maior proporção de baixa renda, segundo o IBGE




 O Maranhão tem proporcionalmente a maior quantidade de domicílios com moradores de baixa renda no Brasil. Entre as casas pesquisadas, 26,51% têm moradores com renda mensal individual de até R$ 127,50, o menor nível de rendimento considerado pelo IBGE.
Esse índice é quase o triplo da média nacional. No Brasil, 9,16% dos domicílios têm habitantes com essa faixa de renda. Os dados são do Censo 2010 e foram divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na outra ponta, de maior renda, o Maranhão também tem o pior desempenho. Apenas 1,47% dos lares apresentam moradores com renda mensal per capita acima de R$ 2.550 (a maior faixa considerada pelo IBGE na pesquisa). A média nacional dessa fatia é de 5,13%.

Piauí e Alagoas são o segundo e o terceiro Estados com pior colocação no ranking. No Piauí, 24,80% das casas têm habitantes com renda individual de até R$ 127,50. Em Alagoas, são 22,57%.

O Estado com menos proporção de baixa renda é Santa Catarina. Só 2,12% de suas casas abrigam habitantes com renda mensal de até R$ 127,50. Com relação ao topo da renda, Santa Catarina está ligeiramente acima da média nacional, com 5,50% dos imóveis com moradores ganhando mais de R$ 2.550 per capita.

A unidade da Federação que tem proporcionalmente mais moradores de renda alta é o Distrito Federal, onde 18,96% das residências têm moradores com ganhos mensais individuais além de R$ 2.550. Isso representa quase quatro vezes o índice médio nacional.

Rio de Janeiro supera São Paulo e é o segundo Estado com maior proporção de renda alta. É de 8,14% o índice de casas no Rio com moradores que ganham acima de R$ 2.550 por mês. São Paulo vem a seguir com 7,37%.

Juscelino Sousa (noticiasdepresidentemedice)

CNT comprova fracasso do ‘Viva Infraestrutura’ de Roseana e desmente Max




Do site do professor Hilton Franco

O secretário de Infraestrutura do Estado, o deputado licenciado Max Barros, equivocou-se ao informar sobre os dados divulgados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) sobre a situação das rodovias maranhenses.

Max afirma que a pesquisa atestou que 81,9% do pavimento das estradas maranhenses são regulares, bons ou ótimos. Apenas 18,1% foram classificados como ruins ou péssimos.

“O que se percebe é uma melhora gradual das condições das nossas estradas. E isso é reflexo direto tanto da ação do Governo Federal, quanto do audacioso plano de recuperação de estradas que a governadora Roseana Sarney articulou junto com a Secretaria de Infraestrutura assim que assumiu o Governo do Estado em 2009. Os resultados são animadores”, afirmou o secretário. (Veja aqui)

                                                 Max Steel Barros, não atoa, virou o bonequinha de Roseana.


Na verdade os índices apresentados por Max estão maquiados. Este site publicou a verdade sobre a real situação das estradas maranhenses e confirma com base na pesquisa da CNT que 57,2% do pavimento é péssimo, ruim ou precário, enquanto que a sinalização 84,1% é ruim, péssima ou precária.


Erosão toma conta da Belém-Brasília ou BR- 010 no Maranhão.Foto:CNT

Clique Relatório das Rodovias Maranhenses  e veja a verdade.

No 15º levantamento publicado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), foram analisados no Maranhão 4.290 quilômetros de rodovias federais e estaduais e constatou-se que 71,2% destas estão em situação regular, ruim ou péssima. A situação é mais grave nas rodovias sob responsabilidade do Governo do Estado. Foram observados 980 quilômetros de rodovias estaduais (MAs). O estudo concluiu que as piores estradas do Estado são as MAs 006, 106 e 110.

As visitas dos técnicos da CNT, Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), aconteceram no período de 27 de junho a 4 de agosto deste ano e foram analisados aspectos como pavimentação, sinalização e geometria das estradas.




Resultado por rodovias pesquisadas no Maranhão
RodoviasExtensão KmEstado GeralPavimentoSinalizaçãoGeometria
MA-006468PéssimoPéssimoPéssimoPéssimo
MA-03499RegularRegularBomPéssimo
MA-034/BR22222RegularRegularRegularRuim
MA-106198RuimRuimPéssimoPéssimo
MA-110/BR-40238RuimRegularRegularPéssimo
MA-230/BR-22246RuimRegularRuimRuim
MA-34530RegularRegularBomPéssimo
MA-346/BR-40214RegularRegularBomPéssimo
MAT-402/BR-40265BomBomRegularBom
BR-010359RegularBomRuimRegular
BR-135607RegularBomRegularPéssimo
BR-222668RegularRegularRegularRuim
BR-226514RegularRegularRegularRuim
BR-230678RegularRegularRegularRuim
BR-30889RuimRuimPéssimoPéssimo
BR-316628RegularBomRegularBom
BR-40283RegularBomRegularBom

Leia também: