quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Esta chegando a minha hora


TRE-PI marca primeiro julgamento de cassação do governador do Piauí
Roseana Sarney esta na fila para o julgamento, no processo que pede a cassação do seu mandato.


Nesta segunda-feira (15), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí começa a julgar o primeiro processo de cassação do mandato do governador do Piauí, médico Wilson Martins (PSB).

Segundo a representação do Ministério Público Federal, quando candidato à reeleição, Wilson Martins praticou no exercício do mandato conduta vedada em lei, tais como abuso do poder econômico e captação ilícita de votos.

Wilson Martins responde a mais 9 (nove) processos de perda do mandato eletivo considerados muito graves para o procurador federal eleitoral Marco Aurélio Adão. Ainda segundo o procurador, o TRE-PI pode até rejeitar uma ou duas ações e representações de perda do mandato, mas não poderá rejeitar todas elas, devido a gravidade dos crimes praticados na eleição para que Wilson Martins conseguisse se reeleger de governador do Piauí. "É questão de tempo a cassação do governador", disse Adão.

Em Brasília

No Tribunal Superior Eleitoral em Brasília Wilson Martins responde também a um outro processo de cassação patrocinado pelo PSDB. São 10 governadores eleitos no ano passado que respondem a processo de cassação do mandato na Justiça Eleitoral. Eles tiveram a eleição questionada com base em acusações como abuso de poder político e econômico, propaganda irregular e compra de votos.
Entre os processados na Justiça Eleitoral está o governador do segundo maior colégio eleitoral do Brasil, Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB). A maior parte dos governadores que tiveram os mandatos questionados na Justiça é da região Nordeste: Wilson Martins (PSB-PI), Rosalba Ciarlini (DEM-RN), Cid Gomes (PSB-CE), Roseana Sarney (PMDB-MA) e Teotônio Vilela (PSDB-AL). A região Norte tem quatro governadores impugnados: Omar Aziz (PMN-AM), Anchieta Júnior (PSDB-RR), Tião Viana (PT-AC) e Siqueira Campos (PSDB-TO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário