terça-feira, 2 de agosto de 2011

Denúncia da 'IstoÉ' movimenta abertura dos trabalhos na AL




A denúncia de fraude nas licitações do Programa Viva Saúde, tornadas públicas pela Procuradoria de Contas e revelada ao país pela revista Isto É foi a tônica dos pronunciamentos, ontem, na abertura dos trabalhos legislativos.

O líder da oposição, deputado Marcelo Tavares (PSB), após criticar com veemência o caso e cobrar uma posição do Poder Legislativo, anunciou que apresentará, na manhã de hoje, um requerimento solicitando a sustação do contrato do Estado com a Proenge, empresa acusada de ter se beneficiado da fraude.

O relatório da Procuradoria de Contas acusa o governo Roseana Sarney (PMDB) de fraudar o processo licitatório para a construção de 72 hospitais previstos no Programa “Viva Saúde”, pede a devolução de parte dos recursos repassados e aplicação de multa ao secretário de Saúde, Ricardo Murad (PMDB).

Marcelo Tavares, num duro pronunciamento, na tribuna, lamentou que mais uma vez o Maranhão esteja sendo achincalhado pela imprensa nacional por conta de “mais um escândalo de corrupção no governo Roseana Sarney”. O parlamentar levantou suspeita de que parte do dinheiro tenha sido desviado para a campanha eleitoral de 2010. “Desconfio que parte destes recursos tenha servido para a governadora comprar o mandato”, acusou Tavares.

Marcelo recomendou que a governadora faça na Saúde o mesmo que a presidente Dilma Rousseff fez no governo quando veio a público o escândalo no Ministério dos Transportes. “Ela não faz porque não tem condições de fazer, pois assinou documentos”, condenou o líder da oposição.

Segundo o deputado Rubens Júnior, a bancada de oposição já havia alertado que os 72 hospitais prometidos na campanha eleitoral estavam na UTI. “Tudo que nós cobramos e alertamos aqui na tribuna, a “Isto É” agora tornou público. O programa ‘Viva Saúde’, portanto, serviu apenas para a governadora cometer estelionato eleitoral”, condenou Júnior.

O deputado Bira do Pindaré (PT) cobrou um posicionamento e respostas da secretaria de Saúde do Estado acerca da construção dos 72 hospitais prometidos pela governadora.

O parlamentar lembrou que no dia 04 de abril deste ano a Assembleia aprovou um requerimento de sua autoria cobrando explicações sobre o cronograma de construção dos hospitais, quadro de funcionários, valores, entre outras informações, mas que até hoje não teve resposta.

JP


Nenhum comentário:

Postar um comentário